UM ETHOS SOBRE O BRASIL EM NOTÍCIAS DE MÍDIA NACIONAL E ESTRANGEIRA: RIO 2016 E CRISE ECONÔMICA NO RJ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497729938

Palabras clave:

Mídia, Ethos, Brasil

Resumen

Este artigo trata de efeitos de sentido a respeito da identidade do Brasil e do brasileiro num recorte de notícias sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a crise econômica do RJ, veiculadas em dois aplicativos de notícias, um nacional (o portal UOL) e um internacional (Le Monde). À luz do respaldo teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa (AD), é investigado um ethos que emerge da representação da identidade nacional nessas matérias, levando em conta a relação entre a interdiscursividade, a deontologia jornalística e as tecnologias atuais. Constata-se que os efeitos do destacamento (Maingueneau) são potencializados pelas novas tecnologias de comunicação e interferem na produção de memória discursiva.

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Biografía del autor/a

Érika de Moraes, Faac - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Unesp

Docente vinculada ao Departamento de Ciências Humanas da Faac, Unesp, Bauru.

Publicado

2020-05-09

Cómo citar

Moraes, Érika de. (2020). UM ETHOS SOBRE O BRASIL EM NOTÍCIAS DE MÍDIA NACIONAL E ESTRANGEIRA: RIO 2016 E CRISE ECONÔMICA NO RJ. Animus.La Revista Interamericana De Comunicación Mediática, 19(39). https://doi.org/10.5902/2175497729938

Número

Sección

Artigos Livres