UM ETHOS SOBRE O BRASIL EM NOTÍCIAS DE MÍDIA NACIONAL E ESTRANGEIRA: RIO 2016 E CRISE ECONÔMICA NO RJ
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497729938Keywords:
Mídia, Ethos, BrasilAbstract
Este artigo trata de efeitos de sentido a respeito da identidade do Brasil e do brasileiro num recorte de notícias sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016 e a crise econômica do RJ, veiculadas em dois aplicativos de notícias, um nacional (o portal UOL) e um internacional (Le Monde). À luz do respaldo teórico-metodológico da Análise do Discurso francesa (AD), é investigado um ethos que emerge da representação da identidade nacional nessas matérias, levando em conta a relação entre a interdiscursividade, a deontologia jornalística e as tecnologias atuais. Constata-se que os efeitos do destacamento (Maingueneau) são potencializados pelas novas tecnologias de comunicação e interferem na produção de memória discursiva.Downloads
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