Estratégias de fragmentação no cinema contemporâneo: Short Cuts: Cenas da Vida, de Robert Altman, e Elefante, de Gus Van Sant

Autores

  • Henrique Codato Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
  • Bárbara Cristina Marques Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497726277

Palavras-chave:

Cinema contemporâneo. Robert Altman. Gus Van Sant.

Resumo

O cinema contemporâneo tem exibido, com considerável frequência, obras cuja estrutura narrativa se revela quebrada, descontínua e dispersa. Observa-se, nesse tipo de cinema, a subtração ou a desativação do fluxo narrativo, da linearidade narrativa, o que vem a promover novas formas de experiência fílmica. Nesse sentido, apresentamos uma breve análise de duas produções norte-americanas – Short Cuts: cenas da vida (Robert Altman, 1993) e Elefante (Gus Van Sant, 2003) – a fim de apontar, na escritura desses filmes, exemplos de estratégias de fragmentação e os diferentes sentidos que tal iniciativa possibilita construir.

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Biografia do Autor

Henrique Codato, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2001); mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB, 2004), e em Literatura Comparada pela Universidade de Genebra (Unige - Suíça, 2007); doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no Instituto de Comunicação e Artes (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da fragmentação da narrativa no cinema contemporâneo. Tem como principais áreas de interesse a Comunicação e as Artes, com ênfase em Estudos de Cinema/Filme, Semiótica, Psicanálise e Estética da Comunicação

Bárbara Cristina Marques, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (PPGL, UEL, 2007). Doutora em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL, UEL, 2012). Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (LET) da Universidade Estadual de Londrina, atuando na área de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente no estudo dos seguintes temas: literatura e cinema; literatura e mídia; literatura e intermedialidade; materialidades da literatura e do cinema; teoria do romance.

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Publicado

12-09-2018

Como Citar

Codato, H., & Marques, B. C. (2018). Estratégias de fragmentação no cinema contemporâneo: Short Cuts: Cenas da Vida, de Robert Altman, e Elefante, de Gus Van Sant. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497726277

Edição

Seção

Artigos Livres