Strategies of fragmentation in the contemporary cinema: Short Cuts by Rrobert Altman and Elephant by Gus Van Sant

Authors

  • Henrique Codato Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE
  • Bárbara Cristina Marques Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497726277

Keywords:

Contemporary cinema. Robert Altman. Gus Van Sant.

Abstract

Contemporary cinema has often shown films whose structure is remarkably broken, discontinuous and dispersive.  We observe in this kind of cinema the subtraction or even the deactivation of the narrative flow, its linearity, which promotes new kinds of experience. Thereby, we present a brief analysis of two American films – Short Cuts (Robert Altman, 1993) and Elephant (Gus Van Sant, 2003) – trying to indicate trough the film's scripture some examples of these strategies of fragmentation, noticing, as well, the different senses that this initiative can promote.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Henrique Codato, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL, 2001); mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB, 2004), e em Literatura Comparada pela Universidade de Genebra (Unige - Suíça, 2007); doutorado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutoramento no Instituto de Comunicação e Artes (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da fragmentação da narrativa no cinema contemporâneo. Tem como principais áreas de interesse a Comunicação e as Artes, com ênfase em Estudos de Cinema/Filme, Semiótica, Psicanálise e Estética da Comunicação

Bárbara Cristina Marques, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR

Graduada em Letras Vernáculas e Clássicas pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (PPGL, UEL, 2007). Doutora em Estudos Literários pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL, UEL, 2012). Professora Adjunta do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas (LET) da Universidade Estadual de Londrina, atuando na área de Teoria da Literatura e Literaturas de Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, atuando principalmente no estudo dos seguintes temas: literatura e cinema; literatura e mídia; literatura e intermedialidade; materialidades da literatura e do cinema; teoria do romance.

Published

2018-09-12

How to Cite

Codato, H., & Marques, B. C. (2018). Strategies of fragmentation in the contemporary cinema: Short Cuts by Rrobert Altman and Elephant by Gus Van Sant. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 17(34). https://doi.org/10.5902/2175497726277

Issue

Section

Free Articles