MULHERES NA POLÍTICA: A PRESENÇA DAS CANDIDATAS A DEPUTADA FEDERAL NA PROPAGANDA ELEITORAL TELEVISIVA DE 2014

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497732181

Schlagworte:

Horário eleitoral, Candidaturas femininas, Eleições 2014.

Abstract

O artigo analisa a presença das candidatas ao cargo de deputada federal no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) de 2014, no Brasil. A partir da implementação da lei de cotas, os partidos são obrigados a apresentar pelo menos 30% de candidaturas do sexo feminino para disputar a eleição. Mas será que as concorrentes conseguem ter uma equidade na distribuição do tempo de propaganda, quando comparada aos homens? Tendo esta pergunta em vista, o trabalho busca mapear o tempo de aparição destinado a essas candidatas e se há diferenças entre os partidos, observando a eleição mais recente. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo quantitativa e os resultados indicam que as mulheres ainda são sub-representadas na propaganda eleitoral, embora essa diferença tenha diminuído comparada a eleições anteriores.

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Autor/innen-Biografien

Camilla Quesada Tavares, Universidade Federal do Maranhão.

Professora adjunta do curso de Comunicação Social - Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Imperatriz). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). Coordenadora do grupo de pesquisa em Comunicação, Política e Sociedade (COPS).

Michele Goulart Massuchin, UFPR

Professora adjunta do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisadora do grupo de pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP).

Veröffentlicht

2019-09-16

Zitationsvorschlag

Tavares, C. Q., & Massuchin, M. G. (2019). MULHERES NA POLÍTICA: A PRESENÇA DAS CANDIDATAS A DEPUTADA FEDERAL NA PROPAGANDA ELEITORAL TELEVISIVA DE 2014. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(37). https://doi.org/10.5902/2175497732181

Ausgabe

Rubrik

Artigos Livres