A construção da identidade em campanha/peça fotográfica de moda de marca nacional

Autores

  • Josemar Martins Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Elizabeth Bastos Duarte Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497725172

Palavras-chave:

Publicidade Fotográfica, Moda, Mídia revista

Resumo

O presente artigo propõe-se a analisar, na perspectiva de uma semiótica discursiva, a comunicação publicitária direcionada à moda, examinando em especial textos publicitários fotográficos de moda em seu contexto mais amplo, isto é, no interior do veiculo, e relacionados com a campanha de moda da qual fazem parte, com vistas a verificar como eles constroem a identidade e imagem da marca e/ou dos produtos anunciados, bem como quais são as estratégias de que se utilizam para convocar seu público alvo ao consumo e interação com a marca. A análise proposta será realizada em uma peça publicitária pertencente a uma marca de jeanswear que faz parte de campanhas publicitárias fotográficas (outono-inverno), publicada em 2012, pela revista Vogue Brasil, o que, de per si, atualiza a necessidade de examinar, com atenção, para além do publicitário, as características do texto fotográfico e as funções sócio-comunicativas da moda.

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Biografia do Autor

Josemar Martins, Universidade de Santa Cruz do Sul

Resumo da biografia: Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação (POSCOM) da Universidade Federal de Santa Maria (2012) na linha de pesquisa Mídias e Identidades Contemporâneas, sob a orientação da Profa. Dra. Elizabeth Bastos Duarte, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade de Cruz Alta /RS (2005). Foi integrante do grupo de pesquisa COMTV, focado na análise da comunicação televisual e nos processos de produção de significação e sentidos dos textos televisuais -, sob coordenação das profas. Dra. Elizabeth Bastos Duarte e Dra. Maria Lilia Dias de Castro. Atuou em áreas do jornalismo impresso, jornalismo digital e assessoria de imprensa. Áreas de interesse: análise do discurso, semiótica discursiva, publicidade e fotografia. Atualmente é professor do curso de Comunicação Social/Produção em Mídia Audiovisual e Subcoordenador do curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC.

Elizabeth Bastos Duarte, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1968), mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e doutora em Lingüística e Semiótica pela Universidade de São Paulo (1989). Pós-doutora em Televisão pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (França) e pela Université de Paris III Sorbonne Nouvelle (França). Pesquisadora IC do CNPq, Professora adjunta IV (aposentada) UFRGS. Professora titular II da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1995-2007). Professora permanente do PPGCom da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007-atual). Experiência na área de Comunicação, com ênfase nos estudos midiáticos, em especial, Televisão, atuando na intersecção entre semiótica e teorias da comunicação.

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Publicado

17-12-2016

Como Citar

Martins, J., & Duarte, E. B. (2016). A construção da identidade em campanha/peça fotográfica de moda de marca nacional. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 15(30). https://doi.org/10.5902/2175497725172

Edição

Seção

Artigos Livres