Rituais contemporâneos: eventos e formação da imagem institucional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497790352

Palavras-chave:

Ritual organizacional, Promoção de eventos, Imagem institucional

Resumo

O artigo analisa a promoção de eventos como um ritual capaz de contribuir na construção da imagem institucional. O estudo baseado em pesquisa qualitativa utiliza o estudo de caso. Os resultados apontam para a relevância da promoção de eventos na aproximação dos associados, na criação de ambientes interativos entre promotor e públicos potenciais e como melhor implementar estratégias de comunicação aproximativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ivete T. Fosá, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, relações públicas, mestra em Comunicação Social pela UMESP e doutora em Administração pela UFRGS.

Aline da Silva Alvarenga, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Comunicaçõa Social Relações Públicas e mestranda em Administração pela UFSM.

Referências

ANDRADE, R. B. Manual de Eventos. Caxias do Sul: EDUCS, 1999. 144p.

CAHEN, R. Tudo que seus gurus não lhe contaram sobre comunicação empresarial a imagem como patrimônio da empresa e ferramenta de marketing. São Paulo: Best Seller, 1990. 302p.

CHRISTENSEN, C.H. & ROCHA, A. da. A imagem de institutos de pesquisa geradores de tecnologia de alimentos. Revista de Administração, São Paulo, vol. 4, p. 21-35, out./dez., 1989.

FORTES, W. G. Pesquisa Institucional - diagnóstico organizacional para Relações Públicas. 1. ed. São Paulo: Loyola, 1990. 200 p.

___________Transmarketing e o respeito ao consumidor. [on line] Disponível em: <http://www.portal- rp.com.br>. Acesso em: 14 jun. 2001.

FOSSÁ, M. I. T. Os novos desafios da comunicação empresarial na era da qualidade. In: Cadernos de Comunicação - FACOS/UFSM. Ano 3, no 3, junho 1999.

FREITAS, S. G. Cultura organizacional e comunicação. In: KUNSCH, M. M. K. (Org.). Obtendo resultados com Relações Públicas. 1. ed. São Paulo: Pioneira, 1999. 247p.

GIÁCOMO, C. Tudo acaba em festa: evento, líder de opinião, motivação e público. 2. ed. São Paulo: Scritta, 1997. 132p.

KOTLER, P. Marketing para organizações que não visam o lucro. São Paulo: Atlas, 1978. cap. 1, (1) p. 18- 31, (2) p.48-49. cap. 2, (7) p.135-170. cap. 6, (3) p.397-400, (13) p. 421-423.

KUNSCH, M. M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus, 1986. cap.1, p. 19-47. cap. 4, p. 107-129.

LORENZETTI, V. A boa imagem começa em casa. [on line] Disponível em: <http://www.portal-rp.com.br>. Acesso em: 14 jun. 2001.

NETO, F. P. de N. Marketing de Eventos. 3. ed. São Paulo: Sprint, 1998. 235p.

Recomendações da ASBRACHILA. A criação profissional de chinchilas. Texto elaborado pelo Departamento Técnico da ASBRACHILA gestão 98/99.

SANDHUSEN, R. L. Marketing Básico. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2000. cap. 1, p. 1-22.

TORQUATO, F.G. Comunicação empresarial/Comunicação institucional. São Paulo: Summus, 1986. Parte I - cap. 1, p.13-18. cap. 2, p.19-30. cap. 5, p.57-69.

VAZ, G. N. Marketing Institucional: o mercado de idéias e imagens. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1995. Parte Um cap. 1, p.1-18. cap. 3, p.53-55. cap. 4, p.58-72.

YANAZE, M. H. Relações Públicas e o marketing. In: KUNSCH, M. M. K. (Org.). Obtendo resultados com Relações Públicas. 1. ed. São Paulo: Pioneira, 1999. 247p.

WESTPHALEN, M.H. A comunicação na empresa. Porto/Portugal: Editora Rés. cap. 1, p. 9-24.

Downloads

Publicado

18-12-2024

Como Citar

Fosá, M. I. T., & Alvarenga, A. da S. (2024). Rituais contemporâneos: eventos e formação da imagem institucional. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 4(7). https://doi.org/10.5902/2175497790352

Edição

Seção

Artigos Livres