O conceito de polifonia na linguagem e sua proximidade com a crítica de arte e à encenação teatral épica

Auteurs-es

  • Maria Cecília Garcia

DOI :

https://doi.org/10.5902/2175497790335

Mots-clés :

Discurso, Polifonia, Linguagem

Résumé

Este artigo trata da noção de polifonia conforme elaboração do lingüista russo Mikhail Bakhtin que, aplicada ao estudo da crítica de arte, colabora para desconstruir um discurso tido como autoritário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Cecília Garcia

Doutora em Comunicação Social pela ECA-USP, professora de Jornalismo na Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Presbiteriana Mackenzie e autora de Reflexões sobre a crítica teatral na imprensa. São Paulo: Mackenzie, 2004.

Références

BARROS, Diana Luz Pessoa; FIORIN, José Luiz (orgs.) Dialogismo, Polifonia e Intertextualidade. São Paulo: Edusp. 1994.

BARTHES, Roland. Critica e Verdade. São Paulo: Perspectiva, 1970.

BENVENISTE, E. Problemas de Lingüística General. Madri: Siglo XXI, 1997.

BRAIT, Beth (org.). Baktin: Dialogismo e Construção do Sentido. Campinas: Unicamp, 1997.

______________Ironia em Perspectiva Polifónica. São Paulo: Unicamp, 1996.

CLARK, K. e HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. EUA: Harvard University Press, 1984.

COSTA, Iná Camargo. A Hora do Teatro Épico no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

DORT, B. O Teatro e sua Realidade. São Paulo: Perspectiva, 1977.

DUCROT, O. O Dizer e o Dito. São Paulo/Campinas: Pontes, 1987.

_______________Provar e Dizer (Leis Lógicas e Leis Argumentativas). São Paulo: Global, 1981.

FARACI, C.A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. Diálogos com Bakhtin. Curitiba: UFPR, 1996.

FRYE, Northrop. O Caminho Critico. São Paulo: Perspectiva, 1973.

LOTMAN, Iuri M. La Semiosfera. Semiótica de la Cultura y del Texto. Vols. I e II. Madrid: Cátedra, 1996.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Pontes, 1993.

ORLANDI, Eni P. A Linguagem e seu Funcionamento. São Paulo: Brasiliense, 1983.

_________________O Discurso Fundador. Campinas: Pontes, 1993.

_________________As Formas do Silêncio. Campinas: Unicamp, 1993.

ROSENFELD, Anatol. Teatro Épico. São Paulo: Desa, 1965.

_________________Prismas do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 1993.

ROUBINE, Jean-Jacques. A Linguagem da Encenação Teatral (1880-1980), Rio de Janeiro: Zahar, 1982

________________Introdução às Grandes Teorias do Teatro. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Introduction à l'analyse du Théâtre. Paris: Dunod, 1996.

STAN, Robert. Bakhtin: Da Teoria Literária à Cultura de Massa. São Paulo: Ática, 1992.

UBERSFELD, Anne. Semiótica Teatral. Madri: Cátedra, 1993.

Téléchargements

Publié-e

2024-12-18

Comment citer

Garcia, M. C. (2024). O conceito de polifonia na linguagem e sua proximidade com a crítica de arte e à encenação teatral épica. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 3(1). https://doi.org/10.5902/2175497790335

Numéro

Rubrique

Artigos Livres