Animação e captura de movimentos:Uma revisão integrativa de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497787583Palavras-chave:
Animação, Captura de movimentos, Revisão integrativaResumo
O objetivo deste artigo foi identificar o que tem sido desenvolvido nos últimos cinco anos sobre animação e captura de movimentos, bem como as lacunas entre tais abordagens. Destaca a preocupação crescente com eficiência e redução de custos, evidenciada por pesquisas que abordam o tempo de produção e propõem soluções por meio de novas ferramentas e fluxos de trabalho otimizados. Além disso, há uma crescente preocupação social, com estudos sobre acessibilidade e preservação cultural, incluindo a tradução de discursos em linguagem de sinais e a preservação do Patrimônio Cultural Imaterial por meio de avatares animados. No entanto, são identificadas lacunas na pesquisa atual, como a falta de estudos aplicados à cultura brasileira e a acessibilidade para grupos além das pessoas com dificuldades auditivas. Destaca-se a ausência de pesquisas sobre jogos e animações educacionais, de conscientização ou relacionadas à prestação de serviços.
Downloads
Referências
Aires, Daniel Silva. Choreobox: objetos hipercoreográficos ou partículas do tempo em dança. 2022. 292 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Instituto de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022.
Andaló, Flávio. Desenvolvimento de procedimentos para utilização da captura de movimentos aplicada em personagens 3D. 2019. 207 f. Tese (Doutorado) - Curso de Design, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019
Benjamin Niay, Anne-Hélène Olivier, Katja Zibrek, Julien Pettré, and Ludovic Hoyet. 2020. Walk Ratio: Perception of an Invariant Parameter of Human Walk on Virtual Characters. In ACM Symposium on Applied Perception 2020 (SAP '20). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 18, 1–9. https://doi.org/10.1145/3385955.3407926
Bento, A. Como fazer uma revisão da literatura: considerações teóricas e práticas. Revista JA, ano VII, n. 65, p. 42-4, 2012. Disponível em: http://www3.uma.pt/bento/Repositorio/Revisaodaliteratura.pdf. Acesso em: 5 dez. 2017
Berson, Eloïse et al. Intuitive Facial Animation Editing Based On A Generative RNN Framework. Computer Graphics Forum, [S.L.], v. 39, n. 8, p. 241-251, 24 nov. 2020. Mensal. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/cgf.14117.
Cadi Yazli N, Baka E, Magnenat-Thalmann N, Kaplanidi D, Partarakis N, Karuzaki E, et al. Modeling craftspeople for cultural heritage: A case study. Comput Anim Virtual Worlds. 2022;33(3-4):e2075. https://doi.org/10.1002/cav.2075
Echer, Isabel Cristina. A revisão de literatura na construção do trabalho científico. Revista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 22, n. 2 (jul. 2001), p. 5-20, 2001.
FARIA, Francisca Lowndes de Abreu Teixeira de. O Impacto da Animação Híbrida no Futuro da Animação. 2021. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design e Cultura Visual, Iade - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, Universidade Europeia, Lisboa, Portugal, 2022
Fraser, A. D., Branson, I., Hollett, R. C., Speelman, C. P., & Rogers, S. L. (2022). Expressiveness of real-time motion captured avatars influences perceived animation realism and perceived quality of social interaction in virtual reality. Frontiers in Virtual Reality, 3, Article 981400. https://doi.org/10.3389/frvir.2022.981400
H. Yun, J. L. Ponton, C. Andujar and N. Pelechano, "Animation Fidelity in Self-Avatars: Impact on User Performance and Sense of Agency," 2023 IEEE Conference Virtual Reality and 3D User Interfaces (VR), Shanghai, China, 2023, pp. 286-296, doi: 10.1109/VR55154.2023.00044
Jang, Deok‐Kyeong; LEE, Sung‐Hee. Constructing Human Motion Manifold With Sequential Networks. Computer Graphics Forum, [S.L.], v. 39, n. 6, p. 314-324, 27 maio 2020. Mensal. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/cgf.14028.
J. Hwang, S. Ishii, T. Kwon and S. Oba, "Modularized Predictive Coding-Based Online Motion Synthesis Combining Environmental Constraints and Motion-Capture Data," in IEEE Access, vol. 8, pp. 202274-202285, 2020, doi: 10.1109/ACCESS.2020.3036449
John Mcdonald, Michael Filhol. Natural Synthesis of Productive Forms from Structured Descriptions of Sign Language. Machine Translation, 2021, ff10.1007/s10590-021-09272-2ff. ffhal-03721229f
Johnston, Ollie, and Frank Thomas. The illusion of life: Disney animation. New York: Disney Editions, 1981.
Kerlow, I. V. - The Art of 3D Computer Animation and Effects (fourth edition), 2009.
Kitagawa, M.; WINDSOR, B. MoCap for Artists. Workflow and Techniques for Motion Capture. Oxford, Focal Press, 2008.
Lasseter, John. Principles of Traditional Animation Applied to 3D Computer Animation. Computer Graphics, Nova Iorque, v. 21, n. 4, p.35-44, jul. 1987
Memar Ardestani M, Yan H. Noise Reduction in Human Motion-Captured Signals for Computer Animation based on B-Spline Filtering. Sensors. 2022; 22(12):4629. https://doi.org/10.3390/s22124629
MERINO, Giselle Schmidt Alves Díaz et al. O USO DA TERMOGRAFIA E CAPTURA DE MOVIMENTOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS: um estudo de caso. Ergodesign & Hci, [S.L.], v. 7, n. , p. 64, 31 dez. 2019. Revista Ergodesign e HCI. http://dx.doi.org/10.22570/ergodesignhci.v7iespecial.1307.
M. Gonzalez-Franco et al., "MoveBox: Democratizing MoCap for the Microsoft Rocketbox Avatar Library," 2020 IEEE International Conference on Artificial Intelligence and Virtual Reality (AIVR), Utrecht, Netherlands, 2020, pp. 91-98, doi: 10.1109/AIVR50618.2020. 00026..
Morris, Philip I.; RODRIGUEZ-AMAT, Joan Ramon. Collaborative Design in Kinetic Performance: safeguarding the uilleann pipes through inertial motion capture. Multimodal Technologies And Interaction, [S.L.], v. 6, n. 11, p. 97, 7 nov. 2022. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/mti6110097.
Partarakis, N.; Zabulis, X.; Chatziantoniou, A.; Patsiouras, N.; Adami, I. An Approach to the Creation and Presentation of Reference Gesture Datasets, for the Preservation of Traditional Crafts. Appl. Sci. 2020, 10, 7325. https://doi.org/10.3390/app10207325
Partarakis, N.; Zabulis, X.; Foukarakis, M.; Moutsaki, M.; Zidianakis, E.; Patakos, A.; Adami, I.; Kaplanidi, D.; Ringas, C.; Tasiopoulou, E. Supporting Sign Language Narrations in the Museum. Heritage 2022, 5, 1-20. https://doi.org/10.3390/heritage5010001
Roberts, Richard et al. Optimal and interactive keyframe selection for motion capture. Siggraph Asia 2019 Technical Briefs, [S.L.], v. 18, n. 26, p. 1-4, 4 dez. 2018. Anual. ACM. http://dx.doi.org/10.1145/3283254.3283256
Root, John. What is motion capture? In: OKUN, Jeffrey A.; ZWERMAN, Susan. The VES Handbook of Visual Effects: Industry Standard VFX Practices and Procedures. Burlington, Ma: Focal Press, 2010. Cap. 4. p. 335-336.
Souza, Raphael Argento de. Do realismo ao cartum: sistematização de um modelo de conversão para captura de movimentos. 2019. 249 f. Tese (Doutorado em Design) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Sung M, Kim Y. GPU-based Fast Motion Synthesis of Large Crowds Using Adaptive Multi-Joint Models. Symmetry. 2019; 11(3):422. https://doi.org/10.3390/sym11030422
Sun, Kaiqiang. Research on Dance Motion Capture Technology for Visualization Requirements. Scientific Programming, [S.L.], v. 2022, n. 2062791, p. 1-8, 17 nov. 2022. Anual. Hindawi Limited. http://dx.doi.org/10.1155/2022/2062791.
Teixeira, E. et al. (2014). RIL métodos de revisão. Revista de Enfermagem da UFPI , 2(5), 3.
Van Opdenbosch, Paul M. Towards a Conceptual Framework for Abstracted Animation Derived from Motion Captured Movements. Animation, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 244-261, 13 jul. 2022. Trimestral. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/17468477221102499
Wells, B. (2011), ‘Frame of reference: toward a definition of animation’, Animation Practice, Process & Production 1: 1, pp. 11–32, doi: 10.1386/ap3.1.1.11_1
Wells, P.. Understanding Animation, London, Routledge, 1998.
Wang, Huaijun; DU, Dandan; LI, Junhuai; JI, Wenchao; YU, Lei. A Cyclic Consistency Motion Style Transfer Method Combined with Kinematic Constraints. Journal Of Sensors, [S.L.], v. 2021, n. 5548614, p. 1-17, 29 jun. 2021. Anual. Hindawi Limited. http://dx.doi.org/10.1155/2021/5548614.
Will, Ackley Dias. Modelagem e síntese de aspectos faciais da Língua de Sinais Brasileira para avatares sinalizantes. 2021. 128 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Elétrica, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.
Williams, Richard. The Animator's Survival Kit: A Manual of Methods, Principles, and Formulas for Classical, Computer, Games, Stop Motion, and Inter. Londres: Faber & Faber, 2001. 379 p.
Xu, Chenxu et al. KeyFrame extraction for human motion capture data via multiple binomial fitting. Computer Animation And Virtual Worlds, [S.L.], v. 32, n. 1, p. 199-203, 14 dez. 2020. Wiley. http://dx.doi.org/10.1002/cav.1976.
Y. Liu, G. Wang, and N. Wei, “Motion Capture Technology of Digital Animation Art Based on Machine Learning,” International Transactions on Electrical Energy Systems, vol. 2022, Article ID 4857250, 13 pages, 2022.
Zhiqi Yin, Zeshi Yang, Michiel van de Panne, and KangKang Yin. 2021. Discovering Diverse Athletic Jumping Strategies. ACM Trans. Graph. 40, 4, Article 91 (August 2021), 17 pages. https://doi.org/10.1145/3450626.3459817.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.


