TELENOVELA E TURISMO: UMA ANÁLISE ESTILÍSTICA DE O OUTRO LADO DO PARAÍSO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2175497740401Palavras-chave:
Narrativas Ficcionais, Telenovela, Turismo.Resumo
Este trabalho lança mão da metodologia de Análise Estilística, conforme preconizada por Jeremy Butler, para observar como a telenovela O Outro Lado do Paraíso, exibida pela TV Globo entre os anos de 2017 e 2018, aborda o turismo na região do Jalapão, no Tocantins. É selecionado um evento narrativo que permite observar a relação entre a narrativa ficcional seriada e o turismo enquanto atividade econômica. A análise permite observar três frentes em que o apelo turístico é empregado na telenovela: I) a estrutura receptora do turista; II) cultura local como atrativo e; III) valorização das belezas naturais. Entre as considerações elencadas, reflete-se sobre a função social da telenovela que permite aos espectadores conhecer lugares distantes, a propagação de um destino idealizado que reforça a exclusão de determinados grupos sociais e a importância das narrativas seriadas para o setor turístico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de textos aprovados pelos pareceristas de Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática cedem automaticamente, e sem qualquer tipo de ônus, o direito à primeira publicação do material submetido.