A CARNAVALIZAÇÃO NO CINEMA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO IDEÁRIO BAKHTINIANO

Autores

  • Alexandre Silva Guerreiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497735176

Palavras-chave:

Bakhtin, Carnavalização, Cinema

Resumo

O conceito de cosmovisão carnavalesca é central para pensar a obra de Mikhail Bakhtin.  Ao lado de outros conceitos que compõem o ideário bakhtiniano, a carnavalização é uma ferramenta que permite a construção de novos olhares sobre a obra de arte.  Este trabalho tem como objetivo mapear uma série de conceitos dentro do universo bakhtiniano, traçando a complementariedade existente entre eles para, em seguida, construir uma análise panorâmica do que chamaremos de cinema carnavalizado. A partir de filmes que dialogam direta ou indiretamente com esses conceitos, procuramos compor um cenário em que se torne possível apontar uma tradição da carnavalização no cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Silva Guerreiro

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação pelo PPGCOM-UFF. Bacharel e Licenciado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Docente I na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Produtor executivo no Cineduc – Cinema e Educação, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema. Produtor, diretor e roteiristas de obras audiovisuais. Produtor e Curador de Mostras e Festivais. Coordenador de Produção da 8a e 9a edições da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. Coordenador de produção do projeto Inventar com a Diferença (entre 2014 e 2018), realizados pela UFF, SDH e MinC.

Downloads

Publicado

21-12-2019

Como Citar

Guerreiro, A. S. (2019). A CARNAVALIZAÇÃO NO CINEMA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DO IDEÁRIO BAKHTINIANO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 18(38). https://doi.org/10.5902/2175497735176

Edição

Seção

Artigos Livres