O EDITOR DA FBV E A DESINTRUSÃO DA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL: ENUNCIADOS, ENUNCIAÇÕES E CONTEXTO

Autores

  • Wenya Alves Alecrim Unip
  • Bárbara Heller Unip

DOI:

https://doi.org/10.5902/217549773020

Palavras-chave:

Jornais, indios, discurso,

Resumo

RESUMO

Este artigo concentra-se na análise de discurso de 12 artigos publicados pelo jornal Folha de Boa Vista, durante o processo final de retirada de não-índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) em 2009. O autor destes artigos é o editor-chefe do jornal, de descendência indígena, que imprimiu em seus textos posicionamento quanto ao assunto, apesar de estar contra a linha editorial do veículo. Em meio a conflitos, foram retirados, em maio de 2009, centenas de pequenos agricultores e grandes empresários exportadores de arroz. Por meio do referencial teórico da análise do discurso apoiada em Mikhail Bakhtin, Dominique Maingueneau e Beth Brait, buscamos entender o contexto no qual foi escrito os textos e ainda que significados e representações produziram.

 

Palavras - chaves: análise do discurso, índios, jornal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wenya Alves Alecrim, Unip

Mestranda em comunicação pela Unip, São Paulo. Especialista em Telejornalismo pela Estácio de Sá, Rio de Janeiro e graduada em jornalismo pela mesma universidade.

Bárbara Heller, Unip

Professora orientadora da curso Comunicação e Grupos socias da UNIP- São Paulo. Neste artigo é co-autora

 

Publicado

20-08-2011

Como Citar

Alecrim, W. A., & Heller, B. (2011). O EDITOR DA FBV E A DESINTRUSÃO DA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL: ENUNCIADOS, ENUNCIAÇÕES E CONTEXTO. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 10(19). https://doi.org/10.5902/217549773020

Edição

Seção

Artigos Livres