Efeito de terceira pessoa e distância social: Percepção da influência dos media no eu, no semelhante e no outro na propaganda da Prefeitura Municipal de Salvador

Autores

  • Maria Paula Almada e Silva Universidade Federal da Bahia
  • Graça Peha Nascimento Rossetto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2175497710495

Palavras-chave:

Efeito de terceira pessoa, Distância social, Influência dos media.

Resumo

O efeito de terceira pessoa é um fenômeno sobre o qual se observa uma tendência individual de se superestimar a influência de uma mensagem sobre os outros e de subestimá-la em si. No seu desdobramento avalia-se diversas variáveis, entre elas a hipótese da distância social, segundo a qual os indivíduos tendem a acreditar que os media exercem influência maior em desconhecidos do que naqueles que fazem parte do seu ciclo social. Neste contexto, o objetivo deste artigo é testar a hipótese do efeito de terceira pessoa a partir de uma survey a respeito da publicidade realizada pela prefeitura de Salvador sobre a taxa de desemprego municipal observando sua influência na opinião pública presumida. Conclui-se que tanto a hipótese inicial do efeito quanto a da distância social se confirmam, sendo a percepção do impacto dos media na formação da opinião dos outros maior que na formação da opinião daqueles pertencentes ao ciclo social do indivíduo.

http://dx.doi.org/10.5902/2175497710495

Biografia do Autor

Maria Paula Almada e Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e mestre pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Pós-com/UFBa) e pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD-UFBA).

Graça Peha Nascimento Rossetto, Universidade Federal da Bahia

Doutora pelo programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (Pós-com/UFBa) e pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital e Governo Eletrônico (CEADD-UFBA).

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Publicado

2014-10-07

Como Citar

Silva, M. P. A. e, & Rossetto, G. P. N. (2014). Efeito de terceira pessoa e distância social: Percepção da influência dos media no eu, no semelhante e no outro na propaganda da Prefeitura Municipal de Salvador. Animus. Revista Interamericana De Comunicação Midiática, 13(25). https://doi.org/10.5902/2175497710495

Edição

Seção

Artigos Livres