O DISCURSO DESESTABILIZADO EM ABRIL DESPEDAÇADO
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849232596Parole chiave:
Abril Despedaçado. (Re)Leitura. DiscursoAbstract
O cinema, assim como a literatura, como expressão cultural e social, pode destacar e produzir significados relevantes para o entendimento dos contextos nos quais se insere, ou nos quais é relido e interpretado. Nesse espaço se encontra o filme Abril Despedaçado (2001), de Walter Salles. Em cenas ambientadas no nordeste brasileiro, com uma fotografia bem constituída e sugestiva dos vários conceitos explorados no enredo, o texto cinematográfico referido trabalha com uma simbologia que revela as relações ideológicas instituídas em determinadas tradições e costumes. Nesse sentido, a Análise do Discurso, tratada aqui quase como uma ferramenta, pode-nos auxiliar na compreensão dos significados possibilitados por esse filme, ao tentar ler uma cultura específica de certa região considerada marginal, e, portanto, provavelmente, alheia à boa parte do restante da população. Por essa perspectiva, o intuito deste trabalho é observar o objeto fílmico como texto/discurso, para provocar a reflexão a respeito das ideias evocadas com base no enredo. Nosso objetivo é viabilizar um ensaio de espaço que estimule a (re)leitura, (re)escritura e (re)interpretação de territórios marginais, principalmente ao considerar a sua constituição por parte das ideologias dominantes mantidas e criadas por aqueles que são considerados como o centro cultural e social.Downloads
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Pubblicato
2020-09-23
Come citare
Prestes de Oliveira, J., Jacobsen de Oliveira, A. L., & Peres Alós, A. (2020). O DISCURSO DESESTABILIZADO EM ABRIL DESPEDAÇADO. Linguagens & Cidadania, 21(1). https://doi.org/10.5902/1516849232596
Fascicolo
Sezione
Ensaios