Os três olhares: o uso da imagem no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Márcio Fagundes Barcelos Universidade de Cruz Alta

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228309

Palavras-chave:

Interaction, Images, Texts production, Groups

Resumo

The main point of this article is to present relationship aspects between images and texts production. It is based on the Os Três Olhares technique to that the students can make a text with the interaction with the looking object: the image. This technique is used like way to be easy the texts production among High School students who want to get in the university. It’s necessary because develop the internal feelings between the students in little groups or students alone to reach wanted results in the classroom.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Fagundes Barcelos, Universidade de Cruz Alta

Possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM LETRAS pela Universidade de Cruz Alta, em 2001. Especialização em Linguística com ênfase em Análise do Discurso na mesma instituição. Tem experiência na área de Letras como professor de Língua Inglesa no Cipex e Speak Up Idiomas. Atuou, também, com Língua Inglesa e Literatura no Totem, Decisão, Sinapse e Santa Mônica pré-vestibulares. Trabalhou como revisor nas revistas Open e Mercado Leiteiro no Rio Grande do Sul. Trabalha nos Correios como Instrutor na cidade de Goiânia, Goiás e como Professor na Faculdade Delta na disciplina de Comunicação Empresarial em Goiânia, Goiás.

Referências

ACEVEDO, Juan. Como Fazer Histórias em Quadrinhos. São Paulo: Global Editora, 1990.

DIAS-PINO, Wlademir. Processo: Linguagem e Comunicação. Petrópolis: Vozes, 1973.

McCLOUD, Scott. Desvendando os Quadrinhos. São Paulo: Mbooks, 2005.

MOYA, Álvaro de. História da História em Quadrinhos. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1993.

PEREIRA, Gil Carlos. A Palavra – expressão e criatividade. São Paulo: Ed. Moderna, 1997.

RICHTER, Marcos Gustavo. Ensino do Português e Interatividade. Santa Maria: Ed. UFSM, 2000.

SOUZA, Cássia Leslie Garcia de. Linguagem: criação e interação. São Paulo: Saraiva, 2002.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Barcelos, M. F. (2017). Os três olhares: o uso da imagem no ensino de língua portuguesa. Linguagens & Cidadania, 9(2). https://doi.org/10.5902/1516849228309