Sobre a exogenia discursiva na profissão docente e a comunicação em Luhmann

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228264

Parole chiave:

Discursive exogenous, Teacher, Communication

Abstract

This paper aims to discuss the linguistic concept of discursive exogenous in teacher work, even as Luhmann’s impression about how to happens the communication phenomenon in society. So, we intend clarify especially how the cognitive expectations interven in educator actions, conducting some changes in this profession and also bring modifications to the system and to the social role of teacher.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Joseane Amaral, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Letras com bolsa CAPES - PPGL/UPF (2014/2 - em andamento); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria, 2012); Especialista em Linguística, Ensino de Línguas e Literatura (Unicruz, 2009); Graduada em Letras - Português/Inglês (Unicruz, 2007) e Técnica em Sistemas de Informação (ETAJ, 2003). Atualmente é professora em regime de Dedicação Exclusiva no Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Passo Fundo, atuando no ensino de Língua Inglesa. Participa na instituição de diversas comissões, dentre elas a de Divulgação do campus, da Mostra de Talentos 2017, além de coordenar o projeto "Música e cidadania" (em execução - 2016/2). Atua na linha de pesquisa Leitura e Formação do Leitor, sob orientação do professor Dr. Miguel Rettenmaier. Em sua tese de doutoramento estuda a gamificação aliada às práticas leitoras.

Riferimenti bibliografici

AROUCA, M. A. Do discurso à educação no Brasil: uma interlocução com a Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96. São Paulo: PUC SP/LAEL, 2003, Tese de Doutorado.

KORFMANN, M. A diferenciação da literatura moderna alemã no processo constitutivo da sociedade funcional: uma abordagem sistêmica baseada em Niklas Luhmann. Porto Alegre: UFRGS/PPGL, 2002, Tese de Doutorado.

LUHMANN, N. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005. MARCONDES FILHO, C. Prefácio. In: LUHMANN, N. A realidade dos meios de comunicação. São Paulo: Paulus, 2005.

NEVES, M. A teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann. Revista Plural, Sociologia. São Paulo: USP, nº 11, 2004, p. 121-133.

RICHTER, M. G. Aquisição, representação e atividade. Santa Maria: UFSM, PPGL-Editores, 2008.

RICHTER, M. G.; GARCIA, J. R. C. A profissionalização do professor: condição necessária para uma prática respeitável. Linguagens & Cidadania. Santa Maria, ano 8 nº 1, jan-jun. 2006. Disponível em: http://jararaca.ufsm.br/websites/l&c/download/Artigos/L&C_1S_06/Jaci_Marco. Acesso em: 30 set. 2009.

TRINDADE, A. F. R. Para entender Luhmann e o direito como sistema autopoiético. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. 120 p.

VILLAS BÔAS FILHO, Orlando. O direito na teoria dos sistemas de Niklas Luhmann. São Paulo: Max Limonad, 2006, 268 p.

##submission.downloads##

Pubblicato

2017-07-25

Come citare

Amaral, J. (2017). Sobre a exogenia discursiva na profissão docente e a comunicação em Luhmann. Linguagens & Cidadania, 11(1). https://doi.org/10.5902/1516849228264