Os estudos da enunciação e a formação do professor de línguas

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849228985

Mots-clés :

Estudos da enunciação, Formação de professores, Teoria da Subjetividade, Prática pedagógica

Résumé

Este trabalho apresenta algumas reflexões a respeito de como os estudos da enunciação, principalmente da teoria da subjetividade de Émile Benveniste, podem contribuir para a formação de professores de línguas (estrangeiras). Acreditamos que noções de língua/linguagem, subjetividade e sentido podem ajudar a esses profissionais na sua prática pedagógica. O presente estudo justifica-se principalmente pela busca constante de leituras e atitudes que venham a continuar a formação profissional, reforçando a formação reflexiva de professores de línguas. “A primeira condição para que um ser possa assumir um ato comprometido está em ser capaz de agir e refletir.” (Freire, 1983:16).

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Biographie de l'auteur

Kelly Cristini Granzotto Werner, Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras Licenciatura Plena Hab Português Literatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), graduação em Letras Licenciatura Plena Espanhol pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER/CBED, Brasil (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é professora de espanhol do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria.

Références

BENVENISTE, E. Estrutura das relações de pessoa no verbo. In: Problemas de Lingüística Geral I. 3 ed. São Paulo: Pontes, 1991.

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SANTOS, Elisângela Rosa. Sintaxe e significação: um estudo enunciativo das orações relativas no português. URFRGS, 2002. Dissertação (Mestrado em Letras)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

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Publiée

2017-09-08

Comment citer

Werner, K. C. G. (2017). Os estudos da enunciação e a formação do professor de línguas. Linguagens & Cidadania, 6(2). https://doi.org/10.5902/1516849228985