Uma teorização sobre a aquisição da linguagem dos surdos a partir da abordagem interacionista

Auteurs

  • Miriam Cristina Silva dos Santos Faculdade Metodista de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849228273

Mots-clés :

Interaccionismo, Aquisición del lenguage, Niños sordos

Résumé

Este estudio tiene como objetivo mostrar cómo es la adquisición y desarrollo del lenguaje en niños sordos apartir de la perspectiva de interacción. También se presenta el papel del profesor de niños sordos y su importancia en este contexto. Para apoyar teóricamente este trabajo, utilizamos varios autores. Al final, presentamos algunas consideraciones sobre lo que se ha desarrollado a lo largo del texto y una propuesta de estudio.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Miriam Cristina Silva dos Santos, Faculdade Metodista de Santa Maria

Graduada em Letras Português, Espanhol e Respectivas Literaturas pela Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES, em 2009. Atualmente matriculada no Curso de Ciências Contábeis na Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES. Apresentou trabalhos nas áreas de: Gêneros Textuais, Leitura, Produção Textual, Produção de Materiais Didáticos e Literatura.

Références

BRASIL. Lei Nº 994/1996. Diário Oficial da União. Brasília, 20 de Dezembro de 1996.

DIZEU, Liliane & CAPORALI, Sueli. A língua de sinais constituindo o surdo como sujeito, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v26n91/a14v2691.pdf. Acesso em: 25 jun. 2008.

FERNANDES, Eulália, & CORREIA, Cláudio. Bilingüismo e Surdez: A evolução dos conceitos no domínio da linguagem; Capítulo I, In. FERNANDES, Eulália (organizadora). Surdez e Bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.

KARNOPP, Lodenir & PEREIRA, Maria. Leitura e Escrita no Contexto da Diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.

SILVA, Angela. Surdez e Bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.

VYGOSTSKY, Lev. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Téléchargements

Publiée

2017-07-25

Comment citer

Santos, M. C. S. dos. (2017). Uma teorização sobre a aquisição da linguagem dos surdos a partir da abordagem interacionista. Linguagens & Cidadania, 10(2). https://doi.org/10.5902/1516849228273