A constituição docente na formação inicial e a escuta supervisiva com base na teoria holística da atividade

Authors

  • Leila Bom Camillo Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849222378

Keywords:

Teoria Holística da Atividade, Escuta supervisiva, Constituição docente em Letras

Abstract

Este texto propõe uma reflexão teórica, no contexto de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras da UFSM, referente à escuta supervisiva no processo de constituição docente. Com base na Teoria Holística da Atividade, a escuta supervisiva busca acompanhar o estagiário, pautada na empatia, na congruência e na aceitação incondicional. A supervisão passa a ser uma base segura que acolhe, orienta e encoraja o acadêmico na inserção da nova profissão. Essa escuta se dá na dimensão afetivo-identificatória, em que ocorre a relação entre a nucleação nomotética com a objetivação idiográfica. Nesse processo, o estagiário passa por uma crescente diferenciação do saber, conscientizando-se dele. Na formação do sujeito do pensar-sentir-agir, a Teoria Holística da Atividade (THA) contempla não só os processos sociocognitivos, mas também os processos semióticos afetivo-identificatórios, em que numa aliança didática entre Universidade, acadêmico e escola, se estabelece o Desenvolvimento Profissionalizante Corresponsável (DPC). Dessa forma, a THA mostra-se melhor equipada para atender as demandas do mercado e reduzir os conflitos do entorno do sistema.

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Leila Bom Camillo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria

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Published

2016-05-30

How to Cite

Camillo, L. B. (2016). A constituição docente na formação inicial e a escuta supervisiva com base na teoria holística da atividade. Linguagens & Cidadania, 16(1). https://doi.org/10.5902/1516849222378