A constituição docente na formação inicial e a escuta supervisiva com base na teoria holística da atividade
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849222378Keywords:
Teoria Holística da Atividade, Escuta supervisiva, Constituição docente em LetrasAbstract
Este texto propõe uma reflexão teórica, no contexto de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Letras da UFSM, referente à escuta supervisiva no processo de constituição docente. Com base na Teoria Holística da Atividade, a escuta supervisiva busca acompanhar o estagiário, pautada na empatia, na congruência e na aceitação incondicional. A supervisão passa a ser uma base segura que acolhe, orienta e encoraja o acadêmico na inserção da nova profissão. Essa escuta se dá na dimensão afetivo-identificatória, em que ocorre a relação entre a nucleação nomotética com a objetivação idiográfica. Nesse processo, o estagiário passa por uma crescente diferenciação do saber, conscientizando-se dele. Na formação do sujeito do pensar-sentir-agir, a Teoria Holística da Atividade (THA) contempla não só os processos sociocognitivos, mas também os processos semióticos afetivo-identificatórios, em que numa aliança didática entre Universidade, acadêmico e escola, se estabelece o Desenvolvimento Profissionalizante Corresponsável (DPC). Dessa forma, a THA mostra-se melhor equipada para atender as demandas do mercado e reduzir os conflitos do entorno do sistema.Downloads
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