O sistema ortográfico do Português brasileiro e sua aquisição

Authors

  • Ana Ruth Moresco Miranda Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-1380-5751
  • Michelle Reis da Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Sabrina Zitzke Medina Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228546

Keywords:

Sistema ortográfico, Português brasileiro

Abstract

Após uma breve explanação acerca do sistema ortográfico do português, sua natureza e principais características, fazemos a descrição e a análise dos erros ortográficos encontrados em textos produzidos por crianças que cursam as séries iniciais em duas escolas da Rede de Ensino da cidade de Pelotas. Focalizamos, logo após, dois tipos de erros: um que é decorrente da arbitrariedade do próprio sistema e outro que é motivado pela não observância de regras contextuais. Com a apresentação e a discussão dos resultados pretendemos oferecer subsídios para o desenvolvimento de propostas para o ensino da ortografia.

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Author Biographies

Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1993), mestrado e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996 e 2000) e pós-doutorado em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona. É professora associada da Universidade Federal de Pelotas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (Linha: Cultura escrita, linguagens e aprendizagem), desenvolvendo pesquisas sobre a aquisição da escrita, principalmente sobre a ortografia e sua relação com a fonologia. Tem experiência nas áreas de Lingüística e de Educação, com ênfase em Psicolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição da fonologia, aquisição da escrita, aquisição da linguagem, fonologia e ensino de lingua materna.

Michelle Reis da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Sou graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2005), durante minha formação atuei como bolsista CNPq, nas seguintes áreas: aquisição da escrita, educação, ortografia e fonologia, aquisição da linguagem e psicolingüística. Tenho Pós graduação em Psicopedagogia pela UCPel,. Também participei e apresentei vários trabalhos em seminários e congressos da área de educação, ganhei por dois anos consecutivos prêmios de iniciação Científica. Atuei como tutora a distância do curso de Pedagogia - UFPel e fazem 5 anos que trabalho como professora da Educação Infantil na escola Mario Quintana, situada na cidade de Pelotas/RS.

Sabrina Zitzke Medina, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2006).

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Published

2017-08-09

How to Cite

Miranda, A. R. M., Silva, M. R. da, & Medina, S. Z. (2017). O sistema ortográfico do Português brasileiro e sua aquisição. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228546