Aspectos sintáticos na escrita e na fala e a noção de gêneros no discurso: aproximações iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228277

Palavras-chave:

Gêneros no discurso, Aspectos sintáticos, Fala e escrita

Resumo

Las pesquisas sobre adquisición del lenguaje generalmente privilegian la adquisición de la oralidad sobre la adquisición de la escrita. Una de las posibles razones para esto quizás sea el carácter artificial de ese aprendizaje, el cual, al contrario del habla que es adquirida por los niños sólo por el sencillo contacto con producciones verbales de su lengua, necesita ser enseñado. Así, el presente trabajo, además de presentar un estudio acerca de las estructuras sintácticas presentes en textos orales y escritos, busca relacionarlas cuanto a las peculiaridades de esas dos modalidades. Nuestra hipótesis es la de que con excepción de las distinciones relacionadas a las modalidades orales y escritas, las diferencias están muchas veces relacionadas a los géneros discursivos en que tales estructuras son atestadas.

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Biografia do Autor

Andressa Cerezer, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras- Língua Espanhola e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), graduação em Letras - Habilitação Português e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2012), especialização em Orientação, Supervisão e Administração Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2013) e mestrado em Letras - área de concentração Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (2010).

Cristiano Egger Veçossi, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Licenciatura Plena Português/Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Letras - Estudos Linguísticos - realizado na mesma instituição. Atualmente, atua no Magistério Estadual, como professor concursado de Língua Portuguesa, e no Departamento de Metodologia do Ensino (MEN), na Universidade Federal de Santa Maria, como professor contratado. Em suas pesquisas, tem especial interesse pelos seguintes temas: Linguística; Ensino de Língua Portuguesa; Trabalho Docente; Formação de Professores; Estágio Supervisionado. Tem o Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) como teoria de base para suas pesquisas.

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Publicado

2017-07-25

Como Citar

Cerezer, A., & Veçossi, C. E. (2017). Aspectos sintáticos na escrita e na fala e a noção de gêneros no discurso: aproximações iniciais. Linguagens & Cidadania, 10(1). https://doi.org/10.5902/1516849228277