Narratives of fear: constructions of otherness in contemporary brazilian cinema O homem do ano
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74666Palavras-chave:
Cinema da Retomada, Violência, Mídia, Criminalidade, SegurançaResumo
Nas últimas décadas do século vinte e na década inicial do século vinte e um, as narrativas sobre a violência têm proliferado dentro da produção cinematográfica latino americana. Com a projeção da violência na tela, filmes como Amores perros (México, 2000) e Cidade de Deus (Brasil, 2002) têm alcançado grande êxito de bilheteria nacional e internacional. Estas produções cinematográficas parecem dialogar com as notícias em primeiro plano das transmissões televisivas e dos jornais que comunicam diariamente um sem fim de histórias sobre a violência metropolitana. A episteme mediática, desta forma, cria um discurso de exclusão que serve para validar a negação de direitos humanos aos grupos marginalizados da sociedade.
Dentro do espetáculo visual contemporâneo, quais são as narrativas que os filmes que abordam a criminalidade constroem e como dialogam com as percepções da violência e as suas origens? Este ensaio considera como O homem do ano (Fonseca 2003) critica o ímpeto da sociedade dominante de negar os direitos humanos quando não são pertinentes às classes altas. Tanto a sociedade hegemônica e como a mídia posicionam esta negação como uma resposta necessária à escalação da violência dentro do espaço urbano. O trabalho de Fonseca questiona o papel das elites na proliferação da violência e também na construção dos grupos sócio-econômicos não dominantes como bode expiatório pela mídia.
Downloads
Referências
ALVES, J. C. S. (1998). Baixada Fluminense: A violência na construção do poder. Departamento De Sociologia. São Paulo, Universidade de São Paulo. Sociologia: 202.
BAUMAN, Z. (2004) Wasted Lives: Modernity and Its Outcasts. Oxford: Oxford University Press.
BEATO, C. (2007)“A mídia define as prioridades da segurança pública.” In: S. Ramos and A Paiva. Mídia e violência: Novas tendeências na cobertura de criminalidade e segurança no Brasil. Rio de Janeiro, IUPERJ.
CALDEIRA, T. (2000) City of Walls: Crime, Segregation, and Citizenship in São Paulo. Berkeley: University of California Press.
COIMBRA, C. M. Bouças. (2001) Operação Rio: O mito das classes perigosas. Um estudo sobre a violência urbana, a mídia impressa e os discursos de segurança pública. Rio de Janeiro: Intertexto.
DELEUZE, G. (1989) Cinema 2: The Time-Image. Minneapolis: U of Minnesota P.
DIKEN, B. e C. Laustsen. (2008) Sociology through the Projector. New York: Routledge.
ENNE, A.L. (2004) Imprensa e Baixada Fluminense: múltiplas representações. Ciberlegenda Número 14-2004. http://www.uff.br/mestcii/enne1.htm
FONSECA, J., et al. (2003) O homem do ano / Man of the Year. DVD. Film Movement; Distributed by RB Media, New York, NY, Prince Frederick, MD.
KAPLAN, E. (1983) Women and Film: Both Sides of the Camera. New York: Methuen.
GASPAR PEREIRA, H. (1996) The Viva Rio Movement: The Struggle for Peace. London: University of London Institute of Latin American Studies.
HERSCHMANN, M. (1997) Abalando os anos 90: funk e hip-hop : globalização, violência e estilo cultural. Rio de Janeiro, Rocco.
MELO, P. (1995) O matador. São Paulo: Companhia das Letras.
MOISÉS, J. (2003) "A New Policy for Brazilian Cinema." Nagib, Lúcia ed. The New Brazilian Cinema. University of Oxford. Centre for Brazilian Studies. New York.
ROTKER, S. e K. Goldman. (2002) Citizens of Fear : Urban Violence in Latin America. New Brunswick: Rutgers University Press.
RAFTER, N. (2000) Shots in the Mirror : Crime Films and Society. New York: Oxford University Press.
SOARES, L. (1993) Criminalidade Urbana E Violência: O Rio De Janeiro No Contexto Internacional. Rio de Janeiro: ISER & FAPERJ.
STAM, R. (1997) Tropical Multiculturalism : A Comparative History of Race in Brazilian Cinema and Culture. Latin America Otherwise. Durham, N.C.: Duke University Press.
TELLES, E. (2004) Race in Another America : The Significance of Skin Color in Brazil. Princeton: Princeton University Press.
VENTURA, Z. (1994) Cidade partida. Companhia das Letras: São Paulo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).