Experiência distópica nas narrativas Animal Farm, de George Orwell (1945) e Fazenda Modelo – Novela Pecuária (1974), de Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X70191Palavras-chave:
Literatura e autoritarismo, Distopia, Animal Farm, Fazenda Modelo - Novela PecuáriaResumo
O presente artigo, pensado teoricamente pelo viés da distopia, objetiva analisar as narrativas Animal Farm, de George Orwell (1945) e Fazenda Modelo – Novela Pecuária (1974), de Chico Buarque, produções que articulam representações sociais complexas, geradas em contextos históricos de distintas motivações culturais e políticas. A escolha do corpus deu-se porque os enredos apresentam a configuração do autoritarismo e também de governos totalitários e ditatoriais, fatores esses que possibilitam um debate sobre o conceito de distopia e sobre a função da literatura, que não se fixa apenas na ideia de fruição estética, mas se torna um elemento capaz de questionar as várias esferas sociais, culturais, políticas e humanas que promovem os movimentos de imanência e transcendência entre a ficção e a história.
Downloads
Referências
BERLIN, Isaiah. Limites da Utopia: Capítulos da História das Idéias. São Paulo: Companhia das Letras: 1991.
BOOKER, M. Keith. Dystopian literature: a theory and research guide. Westport: Greenwood, 1994.
BUARQUE, Chico. Fazenda Modelo: novela pecuária. 5ªedição. São Paulo: Civilização Brasileira, 1975.
COELHO, Teixeira. O que é utopia. 3. Ed. São Paulo: Barsileinse, 1981.
HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
OLIVEIRA, Thainá Aparecida Ramos. A configuração distópica da nação em Animal Farm de George Orwell e Fazenda modelo de Chico Buarque. (Tese de doutorado). Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, Universidade do Estado de Mato Grosso. Tangará da Serra- MT, 2020.
OLIVEIRA, Thainá Aparecida Ramos de. Olhar Distópico: Um estudo sobre Animal Farm de George Orwell e Fazenda Modelo de Chico Buarque. In: MAGALHAES, Epaminondas de Matos; RODRIGUES, Jeferson Antonione; JUNIOR, Renalto Ferreira Bina. Direito e literatura: perspectivas interdisciplinares. Goiânia: Espaço Acadêmico, 2020.
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos: um conto de fadas. Tradução de Heitor Aquino Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
ORWELL, George. Animal Farm: a fary story. London: Penguin Student editions, 1999.
PAVLISKI, Evanir. 1984: a distopia do indivíduo sob controle. Ponta Grossa: UEPG, 2014. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/2996. Acesso em: 01/ 12/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).