Censura teatral no Brasil: uma visão histórica
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X73904Palabras clave:
Teatro brasileiro, Censura, HistóriaResumen
Esse ensaio pretende estudar a censura teatral brasileira desde que ela iniciou, entre 1833 e 1843, até 1988, quando a constituição brasileira acabou qualquer tipo de censura e permitiu a completa liberdade de expressão. Esse ensaio é um rascunho. Precisamos muito mais para olhar todo período de censura brasileira. Contudo nós temos motivações fortes para escrevê-lo mesmo que não possamos fazer todo o trabalho. Primeiro, não temos nenhum estudo que fale de toda a censura teatral brasileira. Em seguida, a censura mudou muito as características das peças brasileiras. E, por último, mas não menos importante, “o povo que não conhece seu passado está condenado a repeti-lo”.
Descargas
Citas
ARQUIVO MIROEL SILVEIRA. http://www.eca.usp.br/censuraemcena/ .disponível em 03/07/06.
BRETAS, Marcos. O palco proibido. Entrevista feita por Ana Paula Conde, http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2690,1.shl, disponível em: 03/07/06.
BRETAS, Marcos Luiz. O teatro e a cidade nos anos 20. No prelo. 2006.
CAFEZEIRO, Edwaldo, GADELHA, Carmen. História do teatro brasileiro: de Anchieta a Nélson Rodrigues. Rio de Janeiro: UFRJ/ Funarte, 1996.
KILPP, Suzana. Os cacos do teatro – Porto Alegre anos 70. Porto Alegre: Unidade Editorial, 1996.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
OLIVEIRA, Ana Maria de. A moralidade como instrumento de censura no teatro de Nelson Rodrigues. http://www.suigeneris.pro.br/literatura_moinceam.htm. Disponível em: 03/07/06.
PRADO, Décio de Almeida. História concisa do teatro brasileiro: 1570-1908. São Paulo: Edusp, 1999.
MAGALDI, Sábato. Moderna dramaturgia brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1998.
MICHALSKI, Yan. O teatro sob pressão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.
MOBY, Alberto. Sinal fechado – A música Popular Brasileira sob censura. Rio de Janeiro: Obra Aberta, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).