Comprender la cultura en su devenir: procesos de lectura y formación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X73894

Palabras clave:

Formação cultural, Sujeitos-leitores, Interpretação, Compreensão, Teoria Crítica

Resumen

Este trabalho repercute o processo de formação cultural e a inserção de sujeitos-leitores em um contexto no qual as transformações históricas e sociais estão cada vez mais dinâmicas. Essas mudanças carregam um clima de incerteza que, ao oportunizarem várias possibilidades interpretativas, também geram uma busca por definições facilitadoras que – de maneira cada vez mais frequente – dogmatizam e simplificam sobremaneira a atividade infindável de compreensão do mundo. Dessa forma, o reconhecimento de novas perspectivas de leitura das produções culturais e das experiências vividas carece de uma compreensão hermenêutica no sentido de viabilizar um processo constante de crítica e intercâmbio entre vida e razão.

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Biografía del autor/a

João Luis Pereira Ourique, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, RS

Professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Pelotas – UFPel/RS.

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS.

Citas

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Publicado

2009-07-01

Cómo citar

Ourique, J. L. P., & Ourique, M. L. H. (2009). Comprender la cultura en su devenir: procesos de lectura y formación. Literatura E Autoritarismo, (14), 18–30. https://doi.org/10.5902/1679849X73894

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