Memória, infância, limiar e imagem dialética em Walter Benjamin

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X70885

Palabras clave:

Infância, Memória, Imagem dialética, Walter Benjamin

Resumen

A obra de Walter Benjamin transita entre várias áreas do conhecimento, mas Infância em Berlim por volta de 1900 é um dos textos com a abordagem mais literária e menos teórica e, devido ao seu caráter fragmentário, parece um amontoado de aforismos aleatórios. No entanto, os textos que o compõem não apenas representam parte das proposições benjaminianas colocadas em prática, como também trazem elementos que fomentam reflexões acerca da modernidade. A partir da análise desse material, será verificado como esses textos sobre a própria infância do autor das Passagens emana da teoria dele, mantendo um sistema de coerência entre o que defende com a forma como escreve. Para isso, serão delimitadas algumas ideias essenciais, como o conceito de limiar, a relação entre memória voluntária e involuntária; infância, crítica à linearidade temporal e imagem dialética.

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Biografía del autor/a

Viviane Bitencourt dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais

Citas

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Publicado

2024-09-03

Cómo citar

Santos, V. B. dos. (2024). Memória, infância, limiar e imagem dialética em Walter Benjamin. Literatura E Autoritarismo, (43), e70885. https://doi.org/10.5902/1679849X70885