Uma perspectiva geracional sobre as ditaduras latino-americanas: debate com a pesquisadora Vera Lúcia Follain de Figueiredo
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X68012Resumen
Vera Lúcia Follain de Figueiredo, professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, leciona nos departamentos de Comunicação Social e Letras. Seu primeiro livro publicado, Da profecia ao labirinto: imagens da história na ficção latino-americana contemporânea, já se preocupava em desvelar temas sensíveis e caros à história sócio-política brasileira e latino-americana. O tema da violência urbana é dissecado em Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea, que, a partir da obra de Rubem Fonseca, trata também da questão dos gêneros literários, do corpo e das narrativas autobiográficas.
Descargas
Citas
A FALTA que nos move. Direção: Christiane Jatahy. Roteiro: Christiane Jatahy. 2011. (110 min), widescreen, color.
BACURAU. Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles. Pernambuco: Vitrine Filmes, 2019. (132 min), widescreen, color.
CALLADO, Antonio. Quarup. Rio de Janeiro: Jose Olympio, 2014.
DESLEMBRO. Direção: Flávia Castro. Roteiro: Flávia Castro. 2018. (105 min), widescreen, color.
DIVINO amor. Direção: Gabriel Mascaro. Roteiro: Gabriel Mascaro, Rachel Ellis, Esdras Bezerra e Lucas Paraizo. 2019. (101 min), widescreen, color.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. A ficção equilibrista: narrativa, cotidiano e política. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Belo Horizonte, MG: Relicário, 2020.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Da profecia ao labirinto: imagens da História na ficção latino-americana contemporânea. Rio de Janeiro: Imago, 1994.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Narrativas migrantes: literatura, roteiro e cinema. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.
FIGUEIREDO, Vera Lúcia Follain de. Os crimes do texto: Rubem Fonseca e a ficção contemporânea. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
FILHO, Oduvaldo Vianna. Rasga coração. São Paulo: Temporal Editora, 2020.
LAGE, Claudia. O corpo interminável. Rio de Janeiro: Record, 2019.
SAAVEDRA, Carola. O inventário das coisas ausentes. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
SMANIOTO, Sheyla. Meu corpo ainda quente. São Paulo: Editora Nós, 2020.
VALENTIN. Direção: Alejandro Agresti. 2003. (86 min), widescreen, color.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2024-04-17 (2)
- 2024-04-08 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Literatura e Autoritarismo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).