O cotidiano feminino em contos de Lygia Fagundes Telles e Clarice Lispector
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X74212Palavras-chave:
Lygia Fagundes Telles, Clarice Lispector, Cotidiano feminino, PatriarcadoResumo
O propósito deste trabalho consiste na análise da representação da mulher nos contos Natal na barca, de Lygia Fagundes Telles e A imitação da rosa, de Clarice Lispector. A pesquisa busca mostrar que as atitudes das figuras femininas estão circunscritas dentro dos limites impostos pela tradição patriarcal.
Downloads
Referências
LISPECTOR, Clarice. A imitação da rosa. In: ____. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
TELLES, Lygia Fagundes. Natal na barca. In: ____. Pomba namorada ou uma história de amor & outros contos escolhidos. Porto Alegre: L&PM, 1999.
Downloads
Publicado
Versões
- 2004-01-01 (2)
- 2004-01-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).