Sobre o procedimento de leitura imanente na "Palestra sobre lírica e sociedade" de Theodor W. Adorno
DOI:
https://doi.org/10.5902/1679849X69558Palavras-chave:
Lírica, Linguagem, SociedadeResumo
Este artigo analisa alguns aspectos metodológicos do ensaio “Palestra sobre lírica e sociedade” de Theodor W. Adorno. Seu objetivo é confrontar o procedimento de leitura imanente, desenvolvido no referido ensaio, com o conceito de lírica formulado por teóricos contemporâneos de Adorno.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor. Palestra sobre lírica e sociedade. In. Notas de Literatura. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34, 2003.
ADORNO, Theodor. Observações sobre o pensamento filosófico. In. Palavras e sinais. Modelos críticos 2. Trad. Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995.
ADORNO, Theodor. Teoria estética. Trad. Arthur Morão. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1988.
ADORNO, Theodor. Introdução à sociologia. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: UNESP, 2008.
FRIEDRICH, Hugo. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. Trad. Marise M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.
GINZBURG, Jaime. Theodor Adorno e a poesia em tempos sombrios. Alea. Vol. 5, n. 1, Jan/Jun 2003, p. 61-69.
NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Ática, 2002.
STAIGER, Emil. Conceitos fundamentais da poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Literatura e AutoritarismoDECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela Literatura e Autoritarismo, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à Literatura e Autoritarismo implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).