Representações da mulata e do branco no conto “Um especialista”, de Lima Barreto

Autores

  • Maricélia Nunes dos Santos Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE. Professora Assistente A da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1679849X17139

Resumo

Este artigo consiste em estudo do conto “Um especialista”, publicado no livro Clara dos Anjos (1969), de Lima Barreto. Tem-se por objetivo analisar como se dá a representação do homem branco e da mulher mulata e entender a relação que se estabelece entre ambos. Para embasamento teórico, recorrer-se-á a Freyre (2004) e Holanda (1995), cujos estudos são de grande contribuição para o entendimento da organização social do Brasil, bem como a Queiroz Junior (1975), que apresenta interessante trabalho acerca das representações da mulata na literatura brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maricélia Nunes dos Santos, Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE. Professora Assistente A da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Graduada em Letras (Português/Espanhol) pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE. Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da UNIOESTE. Docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Membro do Grupo de pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens.

Downloads

Publicado

2014-12-14

Como Citar

Nunes dos Santos, M. (2014). Representações da mulata e do branco no conto “Um especialista”, de Lima Barreto. Literatura E Autoritarismo, (24). https://doi.org/10.5902/1679849X17139