REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL

Autores

  • André Fertig
  • Jefferson Teles Martins

Palavras-chave:

História do Brasil, Livros didáticos, Escravidão.

Resumo

Pretendemos através deste artigo analisar como alguns livros didáticos utilizados nas aulas de história do Brasil do Ensino Médio têm representado a temática da escravidão. Para tal, procederemos ao estudo dos livros em dois contextos. O primeiro se refere as obras didáticas produzidas antes da década de 1970, para relacioná-los à chamada história tradicional. O segundo contexto diz respeito aos livros editados a partir da década de 1970. Nas obras deste período percebemos dois aspectos importantes: a ênfase no materialismo histórico e nas análises estruturais e, principalmente, a partir dos anos 1980, a influência da pesquisa histórica sobre a escravidão brasileira oriunda das Universidades. Entre nossos objetivos estão caracterizar o tipo de abordagem realizada pelo livro, se mais analítica ou narrativa, bem como identificar as inspirações teóricas e conceitos privilegiados pelos autores. Organizamos a exposição em duas partes: primeiramente, enfocaremos como os livros didáticos explicam a introdução dos escravos africanos no Brasil colonial. Posteriormente analisaremos como os manuais didáticos caracterizaram a escravidão no Brasil, sempre atentos em avaliar em que medida os textos didáticos mais recentes dialogam com a pesquisa histórica sobre escravidão produzida nos programas de pós-graduação em história e pelos historiadores acadêmicos que trabalham com a temática.

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Biografia do Autor

André Fertig

 Professor Adjunto do Departamento de História/UFSM. E-mail: andrefertig@smapontocom.com.br

Jefferson Teles Martins

 Acadêmico do curso de história da UFSM. E-mail: jeffteles@gmail.com.

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Como Citar

Fertig, A., & Martins, J. T. (2009). REPRESENTAÇÕES DA ESCRAVIDÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA DO BRASIL. Revista Sociais E Humanas, 21(2), 37–53. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/759

Edição

Seção

Artigos Livres