Identidade política e fake news: percepção de indivíduos sobre credibilidade e compartilhamento de notícias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175874577

Palavras-chave:

Identidade social, Credibilidade, Viés de confirmação, Polarização, Fake news

Resumo

Identidade social é marcada pelo pertencimento ou não a grupos criados para categorizar objetos, eventos ou pessoas de acordo com semelhanças e distinguir o que é igual do que é diferente. As pessoas tendem a se aproximar daquelas que compartilham suas crenças e valores, formando bolhas sociais que, em um cenário político polarizado, tornam-se ambientes propícios para criação e disseminação de Fake News. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre identidade política dos indivíduos e suas percepções sobre credibilidade e compartilhamento de notícias falsas. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa correlacional com 139 participantes, que analisaram um conjunto de notícias (falsas e verdadeiras), indicando a credibilidade de cada uma e a possibilidade de compartilharem tais notícias. Os resultados evidenciaram uma correlação positiva entre o nível de credibilidade dado às notícias e suas chances de compartilhamento. Conclui-se que o entendimento de uma notícia como verdadeira se relaciona com seu compartilhamento, o que evidencia que, as pessoas geral, parecem contribuir com a desinformação ao acreditar genuinamente na notícia que compartilham.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Alves Mendes, University Center of Brasília

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Alub(2018). Tem experiência na área de Psicologia.

Fernanda Dias Brandão, University Center of Brasília

Psicóloga formada pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e mestranda pela mesma instituição na linha de Psicologia Jurídica. Possui interesse em temas de pesquisa na área de Psicologia Social, principalmente na interface entre Psicologia e Justiça e Psicologia e Política, tais como corrupção, crenças no mundo justo, relações interpessoais e confiança.

João Gabriel Modesto, Universidade Estadual de Goiás

Psicólogo formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Brasília (PSTO-UnB). É Professor DES IV nível II da Universidade Estadual de Goiás (UEG), vinculado ao programa de mestrado em Gestão, Educação e Tecnologias. É também diretor da Sociedade Brasileira de Psicologia em sua terceira gestão (Biênios 2020-2021; 2022-2023; 2023-2024), integrante do INCT SANI (Social and Affective Neuroscience Institute) e membro do GT da ANPEPP 'Psicologia social e sua diversidade teórica e metodológica'. Seus principais interesses de pesquisa envolvem a compreensão de comportamentos e atitudes sociais negativas (corrupção, radicalismo político, preconceitos, discriminação), bem como temas relacionados ao uso de tecnologia (nomofobia, fake news). 

Referências

ALLCOTT, Hunt; GENTZKOW, Matthew. Social Media and Fake News in the 2016 Election. Journal of Economic Perspectives, v. 31, n. 2, p. 211-236, 2017. Disponível em: https://www.aeaweb.org/articles?id=10.1257/jep.31.2.211. Acesso em: 31 ago. 2022. DOI: 10.1257/jep.31.2.211.

BAPTISTA, Renata Ribeiro; AGUIAR, Julio Cesar de. Fake news, eleições e comportamento. Direito, Estado e Sociedade, p. 1-32, 2020. No prelo. Disponível em: https://revistades.jur.puc-rio.br/index.php/revistades/article/view/1320. Acesso em: 31 ago. 2022. DOI: 10.17808/des.0.1320.

BARRETO JUNIOR, Irineu Francisco; VENTURI JUNIOR, Gustavo. Fake news em imagens: um esforço de compreensão da estratégia comunicacional exitosa na eleição presidencial brasileira de 2018. Revista Debates, v. 14, n. 1, p. 4-35, 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/debates/article/view/96220. Acesso em: 31 ago. 2022.

BENTELE, Günter; SEIDENGLANZ, René. 2008. Trust and Credibility - Prerequisites for Communication Management. In: ZERFASS, Ansgar; RULER, Betteke van; SRIRAMESH, Krishnamurthy (eds.). Public Relations Research: European and International Perspectives and Innovations. Wiesbaden, Hesse: Vs Verlag Fur Sozialwissenschaften, 2008, p. 49-62. DOI: doi:10.1007/978-3-531-90918-9_4

COSTA, André Bello Sá Rosas. Origem, causas e consequências da polarização política. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37008. Acesso em: 12 set. 2023.

COSTA, Daniel Fonseca et al. Viés de confirmação na tomada de decisão gerencial: um estudo experimental com gestores e contadores. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 14: e164200, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2352/235262949011/235262949011.pdf. Acesso em: 13 de set. 2023. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2020.164200

COUTO, Cleno; MODESTO, João Gabriel. The influence of Facebook on political activism and radicalism. Psico-USF, v.25, n.4, p. 637-644, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/xfMqPRJxhkWzfSCMQMS335x/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 10 mar. 2023.

DANTAS, Sérgio Silva; CIAMPA, Antonio da Costa. 2014. Projeto de vida e identidade política: um caminho para a emancipação. Revista de Psicologia, v. 4, n. 2, p. 138-152, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/1482. Acesso em: 31 ago. 2022.

DANTAS, Sergio Silva. Identidade política e projetos de vida: uma contribuição à teoria de Ciampa. Psicologia & Sociedade, v. 29, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/NWfPsD3ggnRchV3x5bgCjwg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 31 ago. 2022.

DEL VICARIO, Michela et al. Modeling confirmation bias and polarization. Scientific Reports, v. 7, n. 1, 40391 (2017). Disponível em: https://www.nature.com/articles/srep40391#citeas. Acesso em: 31 ago. 2022.

FACHIN, Juliana; ARAUJO, Nelma Camelo de; SOUSA, Juliana Carvalho de. Credibilidade de informações em tempos de COVID-19. Revista Interamericana De Bibliotecologia, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.udea.edu.co/index.php/RIB/article/view/342619. Acesso em: 14 de set. 2023. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.rib.v43n3eRf3

FALCÃO, Paula; SOUZA, Aline Batista de. Pandemia de desinformação: as fake news no contexto da covid-19 no Brasil. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 15, n. 1, p. 55-71, 2021. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2219. Acesso em: 31 ago. 2022.

FUKS, Mario; MARQUES, Pedro Henrique. Polarização e contexto: medindo e explicando a polarização política no Brasil. Opinião Pública, v. 28, p. 560-593, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/op/a/SCmKT44FzwmGMp6jtBZ3Dfk/. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-01912022283560

GALHARDI, Cláudia Pereira et al. 2020. Fato ou fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Revista Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 4201-4210, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/XnfpYRR45Z4nXskC3PTnp8z/?lang=pt. Acesso em: 31 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020

GALLI, Luccas Moraes; MODESTO, João Gabriel. A Influência das Crenças Conspiratórias e Orientação Política na Vacinação. Revista de Psicologia da IMED, v. 13, n. 1, p. 179-193, 2021. Disponível em: https://seer.atitus.edu.br/index.php/revistapsico/article/view/4491. Acesso em: 31 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.18256/2175-5027.2021.v13i1.4491

GLICK, Michael. Believing is seeing: Confirmation bias. The Journal of the American Dental Association, v. 148, n.3, p. 131-132, 2017. Disponível em: https://jada.ada.org/article/S0002-8177(17)30038-7/fulltext. Acesso em: 31 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.adaj.2017.01.009

GLORIA-FILHO, Mário; MODESTO, João Gabriel. Morality, Activism and Radicalism in the Brazilian Left and the Brazilian Right. Trends in Psychology, v. 27, n. 3, p. 763–777, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tpsy/a/FzvxRCXxghJ7SxjrBGg8dCf/?lang=en. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2019.3-12.

GOMES, Wilson da Silva; DOURADO, Tatiana. Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, n. 2, p. 33-45, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2019v16n2p33. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2019v16n2p33

HASNAT, Mohammad Ofiul. Credibilidade das redes sociais online: aos olhos dos jornalistas profissionais finlandeses. Comunicação e Sociedade, v. 25, p. 202-219, 2014. Disponível em: https://revistacomsoc.pt/article/view/879. Acesso em: 15 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.25(2014).1869

KLAYMAN, Joshua. Varieties of confirmation bias. Psychology of learning and motivation, v. 32, p. 385-418, 1995. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0079742108603151. Acesso em: 15 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/S0079-7421(08)60315-1

LOUREIRO, Eliana Regina Lopes. Isso a Globo não mostra: convocações afetivas ao consumo de fake news e descredibilização da grande mídia nas eleições de 2018. 2020. Dissertação (Mestrado) – Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2020. Disponível em: http://tede2.espm.br/handle/tede/494. Acesso em: 31 ago. 2022.

MACHADO, Jorge; MISKOLCI, Richard. Das jornadas de junho à cruzada moral: o papel das redes sociais na polarização política brasileira. Sociologia & Antropologia, v. 9, p. 945–970, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sant/a/q8zsjyJYW3Jf3DBFSzZJPBg/?lang=pt#. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2238-38752019v9310.

MAHEIRIE, Kátia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, v. 7, n. 13, p. 31-44, 2002. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-29072002000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 ago. 2022.

MARQUES, José. Categorização social, identidade social e homogeneidade do outgroup: uma análise conceptual. Análise Psicológica, v. 3-4, n. VI, p. 279-305, 1988. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.12/2211. Acesso em: 31 ago. 2022.

MODESTO, João Gabriel; KELLER, Victor Nahuel; RODRIGUES; Carlos Manoel Lopes; LOPES, Julia Louise Silva. Investigación, Tecnología e Innovación, v.14, n.16, p. 29-36. Disponível em: https://revistas.ug.edu.ec/index.php/iti/article/view/1439. Acesso em: 10 mar. 2023.

MIGUEL, Luis Felipe. Jornalismo, polarização política e a querela das fake news. Estudos em Jornalismo e Mídia, v. 16, n. 2, p. 46–58, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Luis-Felipe-Miguel/publication/337759789_Jornalismo_polarizacao_politica_e_a_querela_das_fake_news/links/5de8eb564585159aa462f79c/Jornalismo-polarizacao-politica-e-a-querela-das-fake-news.pdf. Acesso em: 12 set. 2023.

NASCIMENTO, Thiago Gomes; SOUZA, Eda Castro Lucas de. 2017. Escala Trifatorial da Identidade Social (ETIS): Evidências de sua Adequação Psicométrica. PSICO, v. 22, n., p. 217-234, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pusf/a/LCcdBcMPB7v8MjhpvW6mKqQ/. Acesso em: 31 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-82712017220203

ORTELLADO, Pablo; RIBEIRO, Marcio Moretto; ZEINE, Leonardo. Existe polarização política no Brasil? Análise das evidências em duas séries de pesquisas de opinião. Opinião Pública, v. 28, n. 1, p. 62–91, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/op/a/xLJ4grqd96n3VmVx3XsGv5D/?lang=pt#. Acesso em: 12 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-0191202228162

PAIVA, Geraldo José de. Identidade psicossocial e pessoal como questão contemporânea. PSICO, v. 38, n. 1, p. 77-84, 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1926. Acesso em: 31 ago. 2022.

PELLIZZARI, Bruno Henrique Miniuchi; BARRETO JUNIOR, Irineu Francisco. Bolhas sociais e seus efeitos na sociedade da informação: ditadura do algoritmo e entropia na internet. Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias, v. 5, n. 2, p. 57-73, 2019. Disponível em: https://indexlaw.org/index.php/revistadgnt/article/download/5856/pdf. Acesso em: 31 ago. 2022.

PEROSA, Teresa. O império da pós-verdade. Época, 25 de abril, 2017. Disponível em: https://epoca.oglobo.globo.com/mundo/noticia/2017/04/o-imperio-da-pos-verdade.html. Acesso em: 31 ago. 2022.

RECUERO, Raquel; GRUZD, Anatoliy. Cascatas de Fake News Políticas: um estudo de caso no Twitter. Galáxia, v. 41, p. 31-47, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/gal/a/Kvxg4btPzLYdxXk77rGrmJS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 set. 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542019239035

SILVEIRA, Henrique Flávio Rodrigues da. 2000. Um estudo do poder na sociedade da informação. Ciência da Informação, v. 29, n. 3, p. 79-90, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/J7gpDbB67VckK8rYdG3p7Cj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 31 ago. 2022.

Downloads

Publicado

29-12-2023

Como Citar

Mendes, J. A., Brandão, F. D., & Modesto, J. G. (2023). Identidade política e fake news: percepção de indivíduos sobre credibilidade e compartilhamento de notícias. Revista Sociais E Humanas, 36(1), e74577. https://doi.org/10.5902/2317175874577