INTERAÇÃO DE PRODUÇÕES COMUNICATIVAS ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS E CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Gabriela Sousa de Melo Mietto Universidade de Brasília, Brasília, DF https://orcid.org/0000-0002-9868-4353
  • Priscilla Nascimento Dias Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás
  • Diana Patricia de Castro Daza Universidad del Valle, Cali, Colômbia

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175864256

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil, Educação superior, Educação infantil

Resumo

Discutiremos uma experiência de interação de produções simbólicas entre jovens universitários e crianças da educação infantil, visando promover a reflexão sobre o intercambio dialógico, através de mediações e a relevância neste tipo de prática na educação. Propomos uma vivência, de troca de correspondências, que articulava dois registros semióticos: escrita e desenho. Participaram 25 estudantes de graduação e 23 crianças de quatro anos de idade. Realizaram-se duas cartas cada, universitário e criança: as primeiras para apresentar-se ao interlocutor, e as segundas para compartilhar seu olhar sobre o espaço educativo. Paralelamente, as crianças discutiram sobre esta experiência e os sentidos que fizeram para elas, e os universitários elaboraram um memorial sobre a experiência. Atingiu-se o objetivo de que os universitários reconheçam as crianças como interlocutores e criadores de significados e sentidos, expressos em diferentes registros semióticos. Ao reconhecerem as crianças como sujeitos a serem escutados, os universitários tendem a levar para sua experiência profissional, a postura de respeito a suas narrativas, posições, e aos direitos da infância. Simultaneamente, estas crianças, respeitadas em sua escuta, tendem a desenvolver qualitativamente seus posicionamentos de agencialidade frente aos seus pares e aos adultos.

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Publicado

17-08-2022

Como Citar

Mietto, G. S. de M., Dias, P. N., & Daza, D. P. de C. (2022). INTERAÇÃO DE PRODUÇÕES COMUNICATIVAS ENTRE JOVENS UNIVERSITÁRIOS E CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Sociais E Humanas, 34(3). https://doi.org/10.5902/2317175864256

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