UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE INTERNO: O CASO DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA

Autores

  • Eliane Pereira Nunes Universidade Federal de Santa Maria
  • Fernando do Nascimento Lock Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Controle Interno, Instrumentos de controle, Gestão Pública

Resumo

O estudo objetivou levantar os instrumentos de controle interno existentes nas coordenadorias da Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Pampa e analisar a sua aplicabilidade no contexto institucional. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, exploratório e qualitativo, tendo utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista e a observação direta. Constatou-se que o controle interno nas Coordenadorias da Pró-Reitoria de Administração é realizado em sua maioria por meio da utilização de planilhas do Excel e existe uma demanda dessas coordenadorias pela implantação de um sistema integrado que agregue e disponibilize as informações, auxiliando no controle interno da Pró-Reitoria. Ao final conclui-se que as atuais ferramentas de trabalho contribuem, apenas parcialmente, para o controle interno nas coordenadorias da Pró-Reitoria de Administração da Universidade Federal do Pampa e por esse motivo são necessárias melhorias e adaptações no sistema de controle interno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Pereira Nunes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Administração de Empresas, especialista em Gestão Pública, Mestranda em Gestão de Organzações Públicas, funcionária e Coordenadora Administrativa do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa.

Downloads

Publicado

27-12-2013

Como Citar

Nunes, E. P., & Lock, F. do N. (2013). UTILIZAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE CONTROLE INTERNO: O CASO DA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA. Revista Sociais E Humanas, 26(3), 551–570. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5854

Edição

Seção

Artigos Livres