No outro lado do mundo invertido: a convergência midiática na divulgação de Stranger Things em mídias sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175847893

Palavras-chave:

Mídia, Economia afetiva, Cultura participativa, Crossmídia, Transmídia

Resumo

A pesquisa objetiva estudar a convergência midiática nas ações de divulgação da série Stranger Things no Brasil nas mídias sociais Facebook e Twitter. Foram descritos os conteúdos publicados na página do FacebookStranger Things Brasil” e no perfil, na plataforma Twitter, da Netflix na ocasião do lançamento da série no Brasil. Identificou-se de que forma acontece a convergência midiática por meio dos conteúdos e compreendeu-se como a cultura da convergência tem efeitos sobre a produção de conteúdo para a divulgação da série em mídias sociais digitais. A pesquisa é qualitativa, com análise de conteúdo e análise descritiva das postagens coletadas nas plataformas Facebook e Twitter sobre Stranger Things. Como resultados, constatou-se que: há diálogo direto entre o conteúdo das mídias sociais e o enredo e personagens da série; há mais casos de crossmídia do que de transmídia; e há a utilização da relação afetiva dos seguidores com o conteúdo da série.

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Biografia do Autor

Mariana Bevilacqua Ferreira Fonseca, Franciscan University

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Franciscana; acadêmica do curso de Psicologia (UFN).

Graziela Frainer Knoll, Franciscan University

Professora Adjunto na Universidade Franciscana, no curso de Publicidade e Propaganda, no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens e no curso de Jogos Digitais; Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM).

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Publicado

11-10-2023

Como Citar

Fonseca, M. B. F., & Knoll, G. F. (2023). No outro lado do mundo invertido: a convergência midiática na divulgação de Stranger Things em mídias sociais. Revista Sociais E Humanas, 36, e47893. https://doi.org/10.5902/2317175847893

Edição

Seção

Artigos Livres