A transformação da comunicação tabagista: um estudo das estratégias da marca Marlboro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175837030

Palavras-chave:

Comunicação, Estratégias, Marca

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias de comunicação utilizadas pela marca Marlboro desde 1924 até os dias atuais. Pretende-se: identificar as estratégias de comunicação e os tipos de campanha utilizados pela marca nesse período; verificar as recorrências e mudanças ocorridas no conteúdo das campanhas publicitárias da marca no período, com a elaboração de uma linha cronológica; descrever que aspectos da Lei Antifumo interferiram na campanha publicitária de cigarro e identificar as principais estratégias utilizadas desde então. Foram analisados: conteúdo das mensagens, tipos de campanha e estratégias de comunicação em anúncios publicitários da marca veiculados em revistas, no período de 1924 a 1998. Os resultados demonstram que a marca utilizou várias estratégias de comunicação, porém a mais utilizada foi a de posicionamento, e os tipos de campanha mais utilizados pela marca foram de propaganda, lançamento e institucional. Como conclusão, o estudo apresenta a evolução da publicidade dessa marca tabagista que conseguiu se manter como a primeira no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Benites Willagrand, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS

Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Franciscana.

Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana, Santa Maria, RS

Professora na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda; Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM).

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Tabagismo custa R$ 56,9 bilhões por ano ao Brasil. 31/05/2017. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-05/tabagismo-custa-r-569-bilhoes-por-ano-ao-brasil. Acesso em: 10 out. 2017.

ANVISA. Publicada resolução que restringe aditivos em cigarros. 13/03/2012. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2667724&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=publicada-resolucao-que-restringe-aditivos-em-cigarros&inheritRedirect=true. Acesso em: 19 out. 2017.

ARAUJO, Tarso. O futuro da indústria do tabaco. Revista Galileu, 2014. Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT334296-17773,00.html>. Acesso em: 19 ago. 2017.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2009.

BARROSO, Luís Roberto. Liberdade de expressão, direito à informação e banimento da publicidade de cigarro. Revista Direito Adm., Rio de Janeiro, 224, p. 31-50, abr./jun. 2001. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rda/article/viewFile/47757/45471. Acesso em: 20 fev. 2018.

BOEIRA, Sérgio Luís. Indústria de tabaco e cidadania: confronto entre redes organizacionais. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 3, p.28-41, jul./set. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rae/v46n3/v46n3a04.pdf. Acesso em: 20 fev. 2018.

BONA, Rafael; BEAUMORD, Camila. O Cigarro e o Mito: um estudo sobre o Merchandising da marca Marlboro. In: INTERCOM, 11, 2010, Novo Hamburgo, RS. Anais... Novo Hamburgo: Feevale, 2010. Disponível em: http://intercom.org.br/papers/regionais/sul2010/resumos/R20-0246-1.pdf. Acesso em: 05 out. 2017.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing. 2. ed. Porto Alegre: Ortiz, 1994.

CABRAL, Plínio. Propaganda: técnica da comunicação industrial e comercial. São Paulo: Atlas, 1990.

CHANDLER JR., Alfred D. Strategy and Structure: Concepts in the History of the Industrial Enterprise. 2. ed. Cambridge: The M.I.T. Press, 1963. Disponível em: https://ia800309.us.archive.org/31/items/strategystructur00chan_0/strategystructur00chan_0.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.

FOLHA DE SÃO PAULO. Anvisa quer advertência direta em cigarro, como ‘Você brocha’. 21/04/2017. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/04/1877374-anvisa-quer-advertencia-direta-em-cigarro.shtml>. Acesso em: 28 set. 2017.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LIMA, Juliana de. Qual a relação entre o cigarro e o cinema. E como ela mudou ao longo dos anos. Nexo, 29/07/2017. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/07/29/Qual-a-rela%C3%A7%C3%A3o-entre-o-cigarro-e-o-cinema.-E-como-ela-mudou-ao-longo-dos-anos>. Acesso em: 29 set. 2017.

LUPETTI, Marcélia. Planejamento de comunicação. 3. ed. São Paulo: Futura, 2002.

MUNDO DAS MARCAS. Cigarro. 2006. Disponível em: <http://mundodasmarcas.blogspot.com.br/2006/05/marlboro-come-to-marlboro-country.html>. Acesso em 08 abril 2017.

OGDEN, James R.; CRESCITELLI, Edson. Comunicação integrada de marketing: Conceitos, técnicas e práticas. 2. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

OLIVEIRA, Ivone de Lourdes; PAULA, Carine F. O que é comunicação estratégica nas organizações? São Paulo: Paulus, 2007.

PÉREZ, Rafael Alberto. El estado del arte en la Comunicación Estratégica. Mediaciones Sociales, v. 1, n. 10, p. 121-196, 2012. Disponível em: https://revistas.ucm.es/index.php/MESO/article/viewFile/39684/38179. Acesso em: 20 nov. 2017.

PROPAGANDAS históricas. Disponível em: http://www.propagandashistoricas.com.br/search/label/cigarros?updated-max=2014-03-17T15:30:00-03:00&max-results=20&start=20&by-date=false. Acesso em: 07 jun. 2017.

RENOVATO, Rogério Dias et al. Significados e sentidos de saúde socializados por artefatos culturais: leituras das imagens de advertência nos maços de cigarro. Ciência & Saúde Coletiva, v. 14, n. 1, p. 1599-1608, 2009.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de Aa Z. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2013.

SANT’ANNA, Armando. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

TIRONI, Eugenio; CAVALLO, Ascanio. Comunicación Estratégica. Vivir en um mundo de senãles. Santiago, Chile: Aguilar Chilena, 2004.

VASCONCELOS, Luciene Riccioti. Planejamento de Comunicação Integrada: Manual de sobrevivência para as organizações do século XX. São Paulo: Summus, 2009.

VIEIRA, Tereza Rodrigues; SÁVIO, Aderson José. Saúde do consumidor versus liberdade de expressão: questões sobre a publicidade do cigarro. Revista Cesumar, v. 6, n. 1, p. 117-131, jun. 2002.

YANAZE, Mitsuru Higushi. Relações Públicas e Marketing. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling. (Org). Obtendo resultados com relações públicas. 2. ed. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

Downloads

Publicado

28-05-2019

Como Citar

Willagrand, B. B., & Knoll, G. F. (2019). A transformação da comunicação tabagista: um estudo das estratégias da marca Marlboro. Revista Sociais E Humanas, 32(1). https://doi.org/10.5902/2317175837030

Edição

Seção

Iniciação Científica e Relatos de Pesquisa