O ESPECTRO DAS ATIVIDADES INTENSIVAS EM CONHECIMENTO NO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Autores

  • Gustavo Fontinelli Rossés UFSM
  • Carla Rosane da Costa Sccott UNIFRA

Palavras-chave:

Atividades intensivas em conhecimento, Colégio Politécnico da UFSM, Estudo de caso.

Resumo

O cenário atual denota que informação e conhecimento são subsídios para construção e consolidação de vantagens competitivas. No Brasil, o crescimento e o desenvolvimento no que tange ao ensino básico, técnico e tecnológico demanda constante busca de atitudes inovadoras, onde a gestão do conhecimento assume papel principal. Isso se confirma, pois identificar e compreender as atividades intensivas em conhecimento e como elas são gerenciadas, infere relevância considerável no contexto competitivo do segmento. Aqui discute-se a fundamentação e a percepção das atividades intensivas em conhecimento como sendo capitais para o sustentabilidade e competitividade organizacional em uma organização na Sociedade do Conhecimento: o Colégio Politécnico da UFSM.  O presente estudo demonstrou esta como exemplo claro de organização intensiva em conhecimento, que reconhece a necessidade da utilização de técnicas e ferramentas de sua gestão na otimização das estratégias e dos resultados. Observou-se a existência de uma organização para captura, transformação e compartilhamento do conhecimento, mas deixando evidente que essas atividades apresentam estruturação informal e desfragmentada. Essas atividades permanecem agregadas aos departamentos e coordenações dos cursos do Colégio Politécnico da UFSM.

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Biografia do Autor

Gustavo Fontinelli Rossés, UFSM

Professor do Colégio Politécnico da UFSM

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Publicado

07-12-2011

Como Citar

Rossés, G. F., & Sccott, C. R. da C. (2011). O ESPECTRO DAS ATIVIDADES INTENSIVAS EM CONHECIMENTO NO COLÉGIO POLITÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. Revista Sociais E Humanas, 24(1), 41–55. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2906

Edição

Seção

Artigos Livres