REFLEXÕES SOBRE A MULHER CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS

Autores

  • Pascale Chechi Fiorin Universidade Federal de Santa Maria
  • Naiana Dapieve Patias Universidade Federal de Santa Maria
  • Ana Cristina Garcia Dias Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Maternidade, Trabalho, Educação, Família.

Resumo

A partir da modernidade, final do século XVIII, a família passou por algumas transformações importantes, culminando na família contemporânea. Essas transformações são marcadas principalmente pelas mudanças do papel da mulher neste contexto. Isso se dá especialmente pela saída da mulher do ambiente privado doméstico para o público através do trabalho. Assim o presente estudo busca realizar uma breve revisão de literatura sobre o papel da mulher e da mãe contemporânea, buscando compreender como essas mudanças geram impacto para própria mulher, em sua família e na educação dos seus filhos. Percebe-se que os novos papéis femininos trazem sentimentos ambíguos e conflituosos para mulher, pois competem com papéis mais tradicionais, gerando assim, tensão no ambiente familiar e dificuldades na forma de educar os filhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pascale Chechi Fiorin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (2006). Possui pós-graduação em Clínica Psicanalítica Contemporânea pela Universidade de Santa Cruz do Sul(2007). Atualmente mestranda bolsista CAPES/ REUNI da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisas concentradas em Família, Gênero, Maternidade e Carreira Profissional.
 

Naiana Dapieve Patias, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia (2009) pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e Especialização em Criança e adolescente em situação de risco (2011) pela mesma instituição. Atualmente é discente do PPG - Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde é bolsista Reuni. Pela mesma Instituição é discente do Programa Especial de Formação de Professores para a Educação Profissional - (UFSM). Atuando principalmente nos seguintes temas: família, educação e escola, infância e adolescência, crianças e adolescentes em situação de risco, gestação, maternidade e não-maternidade.

Ana Cristina Garcia Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia -Foi bolsista de Iniciação científica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990 a 1994), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Psicologia - Area de Concentração: Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental - WP - PoA (2009). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência, família, gravidez, comportamentos de risco.

Downloads

Publicado

12-02-2012

Como Citar

Fiorin, P. C., Patias, N. D., & Dias, A. C. G. (2012). REFLEXÕES SOBRE A MULHER CONTEMPORÂNEA E A EDUCAÇÃO DOS FILHOS. Revista Sociais E Humanas, 24(2), 121–132. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2880

Edição

Seção

Artigos Livres

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)