A fotografia contaminada como possibilidade nas poéticas artísticas contemporâneas

Autores

  • Karine Gomes Perez

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482190

Palavras-chave:

Fotografia contaminada, Contaminações analógicas, Contaminações numérico/digitais

Resumo

Este texto trata sobre a fotografia contaminada, presente em grande parte das poéticas artísticas contemporâneas. Tem como objetivo investigar tal conceito, apresentando os principais tipos de contaminações ocorridos na fotografia no âmbito da arte contemporânea. Além disso, o trabalho sinaliza obras de artistas, as quais evidenciam relações com o conceito abordado. Por último, são tecidas algumas considerações a propósito da prática artística pessoal, sob a óptica da fotografia contaminada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Gomes Perez

Mestranda em Artes Visuais pelo PPGART da Universidade Federal de Santa Maria

Referências

ARAÚJO, Virgínia Gil. Realidades imaginárias na fotografia: a artificialidade, os aspectos e as ruínas da realidade. In: SANTOS, Alexandre; SANTOS, Maria Ivone dos (Org.). A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: Unidade Editorial da Secretaria Municipal da Cultura: Editora da UFRGS, 2004.

CHIARELLI, Tadeu. A arte internacional brasileira. 2.ed. São Paulo: Lemos-Editorial, 2002.

COUCHOT, Edmond. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

______. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André (org.). Imagem-máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. p. 35-48.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 9.ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.

GREENBERG, Clement. Clement Greenberg Parte I. In: FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília. (Org.) Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Funarte/Jorge Zahar, 1997. Disponível em: http://books.google.com.br. Acesso em: 5 fev. 2009.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens Urbanas. 3.ed. São Paulo: Senac, 1996.

PLAZA, Júlio. As imagens de terceira geração, tecno-poéticas. In: PARENTE, André (Org.). Imagem-máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

RUSH, Michael. Novas mídias na arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

SANTOS, Alexandre. Fotografia em expansão. Porto Alegre, 24 nov. 2006. Revista Fundação Iberê Camargo, 2006. Entrevista concedida à Fundação Iberê Camargo. Disponível em: http://iberecamargo.uol.com.br/content/revista_nova/entrevistaintegra.asp?. Acesso em: 28 nov. 2006.

Downloads

Publicado

2010-10-25

Como Citar

Perez, K. G. (2010). A fotografia contaminada como possibilidade nas poéticas artísticas contemporâneas. Revista Digital Do LAV, 3(3), 147–158. https://doi.org/10.5902/198373482190