Experiências e especificidades da violência escolar na percepção de funcionários de uma escola pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976926686

Palavras-chave:

Violência, Comportamento do adolescente, Instituições acadêmicas

Resumo

Objetivo: compreender a experiência e especificidades dos episódios de violência na escola, frente à declaração de funcionários de uma escola do município de Divinópolis-MG. Método: utilizou-se o método qualitativo, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Resultados: para os funcionários, a instituição de ensino está à sujeição de uma desordem que vem difundindo e tornando a fragilidade sua personagem principal. Envolvendo toda a equipe escolar, a violência adentra na qualidade do serviço destes, com efeitos em suas histórias de violência como testemunhas, vítimas e/ou ouvintes. Considerações Finais: a pesquisa mostra que a violência tem origens multifatoriais. O foco dessas intervenções compreende redução do comportamento inadequado dos estudantes e habilitação/fortalecimento do comportamento dos funcionários e demais membros do ambiente escolar.

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Publicado

2013-02-07

Como Citar

Netto, L., Rodrigues, R. N., Costa, M. A., Santos, J. dos, & Tatagiba, G. A. (2013). Experiências e especificidades da violência escolar na percepção de funcionários de uma escola pública. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(3), 591–600. https://doi.org/10.5902/217976926686

Edição

Seção

Artigos Originais

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