Experiências e especificidades da violência escolar na percepção de funcionários de uma escola pública
DOI:
https://doi.org/10.5902/217976926686Palavras-chave:
Violência, Comportamento do adolescente, Instituições acadêmicasResumo
Objetivo: compreender a experiência e especificidades dos episódios de violência na escola, frente à declaração de funcionários de uma escola do município de Divinópolis-MG. Método: utilizou-se o método qualitativo, sendo os dados coletados por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados foram avaliados por meio da análise de conteúdo. Resultados: para os funcionários, a instituição de ensino está à sujeição de uma desordem que vem difundindo e tornando a fragilidade sua personagem principal. Envolvendo toda a equipe escolar, a violência adentra na qualidade do serviço destes, com efeitos em suas histórias de violência como testemunhas, vítimas e/ou ouvintes. Considerações Finais: a pesquisa mostra que a violência tem origens multifatoriais. O foco dessas intervenções compreende redução do comportamento inadequado dos estudantes e habilitação/fortalecimento do comportamento dos funcionários e demais membros do ambiente escolar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.