Violência no contexto escolar e ideação suicida na adolescência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769238005

Palavras-chave:

Violência, Estudantes, Comportamento do Adolescente, Ideação Suicida

Resumo

Objetivo: analisar a violência escolar sofrida e praticada e a sua correlação com a ideação suicida, entre adolescentes com 12 a 18 anos. Método: pesquisa realizada com 643 adolescentes, matriculados em escolas estaduais da cidade do Recife (PE), Brasil. Foram aplicados dois questionários: “Global School-based Student Health Survey” e “Violência na Escola”. Para análise estatística utilizou-se o teste Qui-quadrado, grau de associação foi analisado por meio da razão de prevalências. Resultados: as prevalências de violência escolar e de ideação suicida foram de 62,2% e 17,4%, respectivamente. Cerca de 28% dos adolescentes relataram já terem se sentido muito tristes, 14% deles declararam sentir solidão frequentemente. Houve associação significativa da ideação suicida com a violência sofrida na faixa etária de (15-18 anos). Conclusão: os resultados apontam para a necessidade de ações de saúde, que visem fortalecer os fatores de proteção e prevenção das situações de risco para a violência e ideação suicida.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Beserra, Universidade de Pernambuco

Titulação: Doutora em Ciências pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Sinara de Lima Souza, Universidade Estadual de Feira de Santana

Titulação: Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professora adjunta do Departamento de Saúde da Universidade
Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, BA, Brasil.

Marta Angélica Iossi Silva, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

Titulação: Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professora associada do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP,Brasil.

Cláudia Alves de Sena, Universidade de Pernambuco

Titulação: Doutora em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de
Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, Universidade de Pernambuco, Recife, PE, Brasil

Cristina Maria Mendes Resende, Universidade de Pernambuco

Titulação: Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Pós doutoranda do Programa Nacional de Pós Doutoramento da
CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Hebiatria,
Universidade de Pernambuco (UPE), Recife, PE, Brasil

Maria das Graças Carvalho Ferriani, Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto

Titulação: Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OMS para o desenvolvimento da pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil

 

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Publicado

2020-08-19

Como Citar

Beserra, M. A., Souza, S. de L., Silva, M. A. I., Sena, C. A. de, Resende, C. M. M., & Ferriani, M. das G. C. (2020). Violência no contexto escolar e ideação suicida na adolescência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 10, e71. https://doi.org/10.5902/2179769238005

Edição

Seção

Artigos Originais