Níveis de estresse e qualidade de vida de professores do ensino superior

Autores

  • Marcos Paulo Gonçalves dos Santos Instituto Federal do Rio de Janeiro, Niterói, RJ
  • Karla Kristine Dames da Silva Instituto Federal do Rio de Janeiro, Niterói, RJ https://orcid.org/0000-0002-6604-2823

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225906

Palavras-chave:

Esgotamento profissional, Qualidade de vida, Docentes, Educação superior

Resumo

Objetivo: avaliar os níveis de estresse e de qualidade de vida de professores de uma instituição federal de nível superior. Método: estudo transversal, realizado com 35 professores de um Instituto Federal, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2015. Os participantes foram avaliados através do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e do questionário World Health Organization Quality Of Life-Bref. Foi realizada correlação entre estresse e qualidade de vida, e valores de p<0,05 foram considerados significativos. Resultados: verificou-se que 46% da amostra possuem sintomas de estresse. A média da qualidade de vida dos professores foi considerada como regular.  Uma correlação inversa moderada foi observada entre estresse e qualidade de vida (r=-0,5; p<0,03). Conclusões: parte da amostra possui sintomas de estresse e estes podem proporcionar uma piora da qualidade de vida. Estes sintomas podem não estar unicamente relacionados com fatores ocupacionais.

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Biografia do Autor

Marcos Paulo Gonçalves dos Santos, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Niterói, RJ

Fisioterapeuta. Mestrando em Ciências da Reabilitação, Centro Universitário Augusto Motta.

Karla Kristine Dames da Silva, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Niterói, RJ

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências, docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2017-11-29

Como Citar

Santos, M. P. G. dos, & Silva, K. K. D. da. (2017). Níveis de estresse e qualidade de vida de professores do ensino superior. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(4), 656–668. https://doi.org/10.5902/2179769225906

Edição

Seção

Artigos Originais