Sistematização da assistência de enfermagem em uma unidade prisional fundamentada na Teoria de Orem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769222076

Palavras-chave:

Processos de enfermagem, Cuidados de enfermagem, Prisões, Teoria de Enfermagem, Autocuidado

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da prática da sistematização da assistência de enfermagem, com base nas demandas terapêuticas de autocuidado de acordo com a teoria de Orem, para assistência à saúde em uma Unidade Prisional. Método: relato de experiência da prática da sistematização da assistência em um interno de uma Unidade Prisional do interior do Piauí, em 2014.  Resultados: foram construídos diagnósticos de enfermagem relacionados aos domínios de promoção da saúde, nutrição, atividade/repouso, percepção/cognição, autopercepção e papéis/relacionamentos, com prescrições construídas considerando a realidade local. As principais dificuldades foram: infraestrutura deficitária e periculosidade, contexto e logística de segurança do ambiente prisional. Conclusão: o estudo possibilitou compreender a realidade vivenciada pelo enfermeiro no ambiente prisional e refletir sobre a importância da implantação da sistematização da assistência para a qualidade e organização da equipe de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Alves de Sena Silva, Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

Enfermeira pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em 2010/01. Possui experiência em serviços de gestão da Atenção Básica. Atualmente, é enfermeira da Gerência de Atenção Básica da Fundação Municipal de saúde de Teresina, Tutora à distância da Especialização em Saúde da Família pela UFPI e Preceptora do PET Saúde/Vida Ativa-UFPI. Especialista em Vigilância em Saúde e Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.

Downloads

Publicado

2017-11-29

Como Citar

Silva, A. A. de S., Sousa, K. A. A. de, & Araújo, T. M. E. de. (2017). Sistematização da assistência de enfermagem em uma unidade prisional fundamentada na Teoria de Orem. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(4), 725–735. https://doi.org/10.5902/2179769222076

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)