Escolarização de alunos com Síndrome de Down: um estudo de caso

Autores

  • Regiane Rodrigues Marques Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS
  • Angela Maria Hartmann Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613086191

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Escolarização, Inclusão

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a atitude, em relação ao processo de escolarização, de uma jovem de quinze anos com Síndrome de Down. A jovem é aluna do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade São Gabriel, Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica constitui-se de análise da literatura referente ao tema. Como metodologia, adotou-se a observação direta e diária, durante um mês, acompanhada de anotações em um diário de bordo, das reações da jovem com Síndrome de Down ao seu processo de escolarização. Relata-se a análise do estudo de caso, considerando as atitudes da aluna frente às situações de aprendizagem e a ação metodológica empregada para a construção de seus conhecimentos sob a perspectiva interdisciplinar. Os resultados deste estudo de caso mostram que a jovem apresenta grande dificuldade em grafar as letras. No entanto, reconhece todo o alfabeto, pronunciando-o oralmente. Não apresenta coordenação motora para pintar e tem alternância de humor, sendo, por vezes, muito dócil e, em outras ocasiões, irrita-se com facilidade. A jovem necessita de uma acompanhante pessoal para auxiliá-la nas atividades dentro e fora de sala de aula. Observou-se, também, que a ação educativa não se articula de forma interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BISSOTO, M. L. Desenvolvimento cognitivo e o processo de aprendizagem do portador de síndrome de Down: revendo concepções e perspectivas educacionais. Ciência & Cognição, v. 04, p.80-88, mar. 2005. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v04/m11526.pdf. Acesso em: 2 dez 2011.

BOCHNIAK, Regina. Questionar o conhecimento: interdisciplinaridade na escola. 2.ed. São Paulo: Loyola, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, 2001, v.2. 144p.

______. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial. MEC; SEESP, 2001.

CARVALHO, R. E. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2008. 152p.

CUSIN, D.A. et al. Avaliação do processo receptivo: investigação do desenvolvimento semântico em indivíduos com Síndrome de Down. Revista Brasileira: Educação Especial, v 11, n. 1, p.81-96, jan./abr. 2005.

FAZENDA, I. C. A. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1993.

GOTTI, M. Integração e Inclusão: nova perspectiva sobre a prática da Educação Especial. In: MARQUEZINE, M. et al. (coord.) Pesquisas multidisciplinares em Educação Especial. Londrina: UEL, 1998.

JOAQUIM, M. F. A inclusão de alunos com Síndrome de Down. Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 12, ano 1, Marília, São Paulo, jan/abril, 2006.

LEAL, A. E. M.; Souza, C. E. G.. Construindo o conhecimento pela pesquisa: orientação básica para elaboração de trabalhos científicos. Santa Maria: Sociedade Vicente Pallotti, 2006.

LIMA, R. de C. P.; FERRAZ, V. E. F. Saúde-doença, normalidade-desvio, inclusão-exclusão: representações sociais de Síndrome de Down em um centro de Educação Especial e Ensino Fundamental. Ribeirão Preto: Universidade de Ribeirão Preto, 2000.

LUFT, C. P. Língua e Liberdade (o gigolô das palavras): por uma nova concepção da língua materna. Porto Alegre: L&PM, 1985.

MANTOAN. M. T. E. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo, Memnon, 1997.

MATTOS, S. M. N. A afetividade como fator de inclusão escolar. TEIAS. Rio de Janeiro, ano 9, nº 18, p. 50/59,

julho/dezembro, 2008. Disponível em: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php?journal=revistateias&page=article&op=viewFile&path%5B%5D=271&path%5B%5D=283. Acesso em: 12 jan 2012.

MOELLER, I. Diferentes e Especiais. Rev. Viver Mente e Cérebro, n. 156, p. 26-31, jan.,2006.

NEVES, I. C. B. et al. (Org.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. 5.ed. Porto Alegre: Editora da universidade/ UFRGS, 2003.

SANTOS, B. Um discurso sobre as ciências. 9.ed. Porto Edições Afrontamento, 1997.

SCHWARTZMAN, José S. et al. Síndrome de Down. São Paulo: Memnon, 2007. 324p.

WERNECK, C. Muito prazer, eu existo: um livro sobre as pessoas com Síndrome de Down. 4 ed. ver. Rio de Janeiro: WVA, 1995.

Downloads

Publicado

2012-08-07

Como Citar

Marques, R. R., & Hartmann, A. M. (2012). Escolarização de alunos com Síndrome de Down: um estudo de caso. Revista Monografias Ambientais, 8(8), 1837–1849. https://doi.org/10.5902/223613086191