Educação ambiental à distância e o desenvolvimento da consciência ambiental crítica: um relato de caso

Autores

  • Alessandra Aparecida Santos Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085944

Palavras-chave:

Senso crítico, Educação ambiental, Ensino à distância

Resumo

A discussão sobre o ensino em educação ambiental dentro e fora do ambiente escolar é umimportante fator na transmissão de valores de uma cultura de gerações. Nesse sentido, asatividades propostas em educação ambiental no ensino a distância devem estimular a análise dedados, a argumentação e o pensamento reflexivo, para que se instaure o espírito investigativo ecrítico do cursista. Neste estudo eu descrevi o desenvolvimento senso crítico em um curso deextensão em educação ambiental na modalidade EAD. Também, avaliei os fatores queinfluenciaram a apropriação do conhecimento no curso, como a taxa de evasão, o atraso naentrega de atividades, o nível de desempenho. A taxa de evasão apresentada foi de praticamentea metade dos inscritos (51% n=32). O comprometimento foi relativamente baixo com umaproporção de 88% das atividades entregues por cursista fora do prazo (n=25). O desempenhocrítico satisfatório dos cursistas foi maior que o insatisfatório (n=15). Os dados sugerem que o usode ferramentas como fóruns e chats tendem a ser mais interessantes e frequentes do que aquelasde elaboração de textos opinativos e projetos, provavelmente devido à facilidade de execução dasprimeiras. Tendo em vista a importância da educação ambiental formando cidadãos críticos ecapazes de intervir com eficiência e responsabilidade no ambiente em que vivem, a aprendizagempor projetos e o enfoque no debate parecem ser os melhores caminhos para o sucesso de futuroscursos em educação ambiental e modalidade na à distância.

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Biografia do Autor

Alessandra Aparecida Santos, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Campo Grande, MS

Graduada em biologia pela Universidade federal de Mato Grosso do Sul, Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora contratada pelo SENAC/MS (desde 2011), professora estadual de ensino médio de São Paulo (atual). Professora colaboradora da UFMS/TRES LAGOAS (2011).

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Publicado

2012-09-08

Como Citar

Santos, A. A. (2012). Educação ambiental à distância e o desenvolvimento da consciência ambiental crítica: um relato de caso. Revista Monografias Ambientais, 9(9), 2038–2046. https://doi.org/10.5902/223613085944

Edição

Seção

ARTIGOS