Panorama da educaçao ambiental nas escolas públicas

Autores

  • Julio Cesar Voltani Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084720

Palavras-chave:

Educação ambiental, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Tema transversal ou tema interdisciplinar, Lei De Diretrizes e Bases(LDB) 9394/96

Resumo

O presente artigo pretende analisar os caminhos da Educação Ambiental (EA) no Ensino nas Escolas Públicas. Contribuir com os estudos relacionados ao tratamento de questões ambientais nas escolas. Mostrar que a Educação Ambiental nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é um dos temas transversais deve estar presente em todas as disciplinas, devido a sua importante relevância no mundo atual deveria ser tratada com uma disciplina única nas escolas. Levando ao educando todas as formações e informações sobre Educação Ambiental. A proposta educativa deste artigo, é a formação de jovens e adultos com capacidadede compreender um mundo em constante transformação.Onde o projeto político-pedagógicoda Educação Ambiental pode ser descrito como a formação do individuo capaz de “ler” e “interpretar”de forma criticaas relações, os conflitos e os problemas presentes no seu ambiente e no nosso planeta. A analise crítica das questões ambientais e a necessidade de compreensão do lugar ocupado pelo individuo são os pontos de partida para exerce uma consciênciade cidadania ambiental.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Voltani, Universidade Nove de Julho, São Paulo, SP

Professor, na rede Pública e Particular, atua como coordenador pedagógico.  Pós graduando MBA Gestão ambiental.

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Publicado

2012-03-12

Como Citar

Voltani, J. C. (2012). Panorama da educaçao ambiental nas escolas públicas. Revista Monografias Ambientais, 6(6), 1322–1340. https://doi.org/10.5902/223613084720

Edição

Seção

ARTIGOS