Panorama da educaçao ambiental nas escolas públicas
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613084720Palavras-chave:
Educação ambiental, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Tema transversal ou tema interdisciplinar, Lei De Diretrizes e Bases(LDB) 9394/96Resumo
O presente artigo pretende analisar os caminhos da Educação Ambiental (EA) no Ensino nas Escolas Públicas. Contribuir com os estudos relacionados ao tratamento de questões ambientais nas escolas. Mostrar que a Educação Ambiental nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é um dos temas transversais deve estar presente em todas as disciplinas, devido a sua importante relevância no mundo atual deveria ser tratada com uma disciplina única nas escolas. Levando ao educando todas as formações e informações sobre Educação Ambiental. A proposta educativa deste artigo, é a formação de jovens e adultos com capacidadede compreender um mundo em constante transformação.Onde o projeto político-pedagógicoda Educação Ambiental pode ser descrito como a formação do individuo capaz de “ler” e “interpretar”de forma criticaas relações, os conflitos e os problemas presentes no seu ambiente e no nosso planeta. A analise crítica das questões ambientais e a necessidade de compreensão do lugar ocupado pelo individuo são os pontos de partida para exerce uma consciênciade cidadania ambiental.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente. Brasília: MEC/SEF, 1997c.
CARVALHO ISABELC. M. – Educação Ambiental - A formação do sujeito ecológico, Cortez 2006 São Paulo. Das concepções às práticas: educação ambiental, meio ambiente e qualidade de vida no ensino fundamental. 2005. (Mestrado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista.
EFFTING, Tânia Regina. Educação Ambiental nas Escolas Públicas: Realidade e Desafios. Marechal Cândido Rondon, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra - 43º Edição – 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos.
LDB - LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL 9394/96
MARTINES JÚNIOR, Eduardo. Educação, cidadania e Ministério Público: o artigo 205 da Constituição e sua abrangência. 446 p. Tese (Doutorado em Direito Constitucional) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. - 2006.
PEREIRA, Valmir. A concepção de indivíduo nos parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, 2007.
SILVA, MARINA - Ex-Ministra DO MEIO AMBIENTE Ministério do Meio Ambiente – MMA.
Centro de Informação, Documentação Ambiental e Editoração:
Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/sdi/ea/og/pog/arqs/livro_ieab.pdf.
Disponível em: http://www.pucpr.br. Acesso em: 17/11/2011.
Disponível em: http://verdedentro.wordpress.com/category/diversos/. Acesso em: 27/11/2011.
Disponível em: http://centrodeestudosambientais.wordpress.com. Acesso em: 22/11/2011.
Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br. Acesso em: 17/11/2011.
Disponível em: http://WWW.ecocitrus.com.br. Acesso em: 18/11/2011 .
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.