Educação ambiental na escola: uma ação educativa visando o destino correto dos resíduos sólidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130831822

Palavras-chave:

Meio ambiente, Reciclagem, Sensibilização, Jogo didático, Reutilização

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo verificar se ações educativas surtem algum efeito na compreensão dos conceitos relacionados à reciclagem e conservação do Meio Ambiente. O projeto foi aplicado em turmas do Ensino Fundamental II de um Colégio Estadual de Curitiba, realizando trabalhos de Educação Ambiental voltado para as alternativas corretas do destino do lixo e separação dos materiais recicláveis. A mediação didática foi feita através de um pré-teste para detecção de conhecimentos prévios, uma palestra, cartilha informativa, montagem de um jogo sobre reciclagem e de um pós-teste para verificar a possível mudança dos conceitos. Após a aplicação das mediações, pode-se notar uma melhoria na compreensão dos conceitos, especialmente com a palestra e a cartilha entregue aos educandos. O jogo, embora ajude a despertar o interesse e seja uma atividade lúdica, não surtiu o efeito esperado, visto que evidenciou que há uma confusão entre os conceitos de reciclagem e reutilização.

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Biografia do Autor

Henrique José Polato Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR - Brasil

Paola Medina, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Paraná. Tem maior conhecimento nos seguintes temas: Educação Ambiental, impactos e ecologia.

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Publicado

2019-05-28

Como Citar

Gomes, H. J. P., & Medina, P. (2019). Educação ambiental na escola: uma ação educativa visando o destino correto dos resíduos sólidos. Revista Monografias Ambientais, 17, e13. https://doi.org/10.5902/2236130831822

Edição

Seção

TRABALHOS DE GRADUAÇÃO