Interdisciplinaridade entre o ensino da educação ambiental e a disciplina de matemática - análise de alguns parâmetros relacionados ao relatório da qualidade do ar da Região Metropolitana da grande Vitória de 2013
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130829794Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Educação ambiental, MatemáticaResumo
Este trabalho apresenta uma abordagem sobre a interdisciplinaridade na Educação Ambiental, como forma de trazer ao aluno as aplicações práticas do processo de aprendizagem de conceitos e fundamentos básicos das disciplinas base como a Matemática, ofertada ao longo de sua trajetória acadêmica. Assim, realiza-se uma contextualização sobre o ensino de Educação ambiental e a Matemática, associando os conceitos fundamentais da matemática com um problema prático e atual na região da Grande Vitória, a poluição do ar. Uma análise da qualidade do ar na Grande Vitória é abordada através da interpretação de dados e gráficos apresentados no Relatório de Qualidade do Ar de Vitória para o ano de 2013. Em tal interpretação, são demonstrados que a análise da qualidade do ar de uma região está diretamente relacionada ao processo de aprendizado de fundamentos básicos matemáticos como: médias, medianas, máximos e mínimos, amplitude, análises de proporção, porcentagem, representação de funções de coordenadas cartesianas, geometria, assim como a interpretação e representação gráfica de dados como forma de geração de informação a partir de um conjunto de dados.
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