Potencial de aproveitamento de água de chuva na Universidade Federal do Pará - Belém/PA

Autores

  • Thays Valente do Nascimento Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Lindemberg Lima Fernandes Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Gabriel Hiromite Yoshino Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130819394

Palavras-chave:

Aproveitamento de água de chuva, Recursos hídricos, Economia de água potável, Belém

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar o potencial de aproveitamento de água de chuva na Universidade Federal do Pará (UFPA), assim como a economia de água potável a partir de seu uso, contribuindo para a gestão e o planejamento sustentável dos recursos hídricos da região. Para isso, foram levantadas as áreas dos prédios do Setor Básico e Profissional da UFPA. Uma série histórica de precipitação com 46 anos de observações para o município de Belém foi utilizada. Foi realizado o monitoramento do consumo de água nos principais banheiros coletivos e estimados nos demais prédios. Os resultados mostram que devido ao alto índice pluviométrico e as grandes áreas de captação, a UFPA possui um potencial real e favorável de aproveitamento de água de chuva como forma alternativa de abastecimento, uma vez que verificou-se que nos meses chuvosos a economia de água potável pelo uso de água de chuva disponível, apresentou porcentagens superiores a 100%, o que demostra uma ótima alternativa para a economia de água fornecida pelo sistema de abastecimento da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thays Valente do Nascimento, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Pará.

Lindemberg Lima Fernandes, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará, mestrado em Geofísica pela Universidade Federal do Pará e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará.

Gabriel Hiromite Yoshino, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Pará e mestrado em Engenharia Civil na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo PPGEC/UFPA.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5626/1998 - Instalação predial de água fria. Rio de Janeiro (Brasil): ABNT;1998.

BRESSAN, D. L.; Martini, M. (2005)Avaliação do potencial de economia de água tratada no setor residencial da região sudeste através do aproveitamento de água pluvial [monography]. Florianópolis: Departamento de Engenharia Civil/UFSC.

CONCEIÇÃO, J. S. (2014). Projeto de um sistema para aproveitamento de água da chuva para fins não potáveis no Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus Guamá [monography]. Belém: Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental/UFPA.

COUTO, V. B. (2012). Projeto de aproveitamento da água da chuva para o ginásio de esportes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em Joinville [monography]. Joinville: Departamento de Engenharia Civil/UDESC.

FASOLA, G. B. et al (2011). Potencial de economia de água em duas escolas em Florianópolis, SC. Ambiente Construído, 11(4), 65–78.

FLORES, R.A. et al. (2012). Potencial de captação de água de chuva para abastecimento: o caso da cidade de Belém (PA, Brasil). Estudos Tecnológicos em Engenharia, 8(2), 69-80.

GHISI, E. (2006). Potential for Potable Water Savings by Using Rainwater in the Residential Sector of Brazil. Building and Environment, 41(11), 1544-1550.

GHISI, E. et al (2007). Rainwater tank capacity and potential for potable water savings by using rainwater in the residential sector of southeastern Brazil. Building and Environment, 42(4), 1654–1666.

HAGEMANN, S. E. (2009). Avaliação da qualidade da água da chuva e da viabilidade de sua captação e uso [dissertation]. Santa Maria: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil/UFSM.

LIMA, J.A. et al. (2011). Potencial da economia de água potável pelo uso de água pluvial: análise de 40 cidades da Amazônia. Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, 16(3), 291-298

ORTIZ, I. A. S. et al. (2009). Potencial de economia de água potável por meio do uso de água pluvial no setor residencial de cidades médias do Estado de São Paulo. In: Anais do 25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental Enfermagem [Internet]; 2009 Setembro 20-25; Recife, Brasil. Available from: http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/download/rodrigo/potencial.pdf

PORTÉGLIO, L. O. (2013)Avaliação do consumo de água a Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto – destacando dois banheiros coletivos do Setor Básico e Profissional - Belém-PA. Relatório Final de Iniciação Científica. Belém.

SILVA, R. A. et al. (2013). Potencial de uso de água de chuva para abastecimento: o Campus Básico da UFPA - Belém. In: Anais do 20º Simpósio de Recursos Hídricos, 2013 Novembro 17-22; Bento Gonçalves/RS, Brasil.

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO HIDROLÓGICAS – HIDROWEB. Agência Nacional de Águas (2014). Série Histórica de Chuvas de Belém. Available from: http://hidroweb.ana.gov.br

TOMAZ, P (2003). Aproveitamento de água de chuva para áreas urbanas e fins não potáveis. São Paulo: Navegar Editora.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ/UFPA (2014). Planta arquitetônica da Cidade Universitária José da Silveira Netto. Prefeitura do Campus, Belém.

YOSHINO, G. H.(2012). O aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis na Cidade Universitária Professor José da Silveira Netto – Belém/PA [dissertation]. Belém: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil/UFPA.

Downloads

Publicado

2016-01-12

Como Citar

Nascimento, T. V. do, Fernandes, L. L., & Yoshino, G. H. (2016). Potencial de aproveitamento de água de chuva na Universidade Federal do Pará - Belém/PA. Revista Monografias Ambientais, 15(1), 105–116. https://doi.org/10.5902/2236130819394

Edição

Seção

PROBLEMAS AMBIENTAIS