Educação financeira e ambiental aplicada no ensino fundamental da escola João Goulart de Palmeira das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130818744Palavras-chave:
Educação, Comunidade, Ambiente, Finanças, AprendizagemResumo
O presente trabalho apresenta múltiplas considerações acerca das atividades práticas e teóricas realizadas em encontros semanais em uma Escola Pública de Palmeira das Missões-RS. As ações foram promovidas por bolsistas e professores do projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agronegócios (NPEAGRO). A abordagem sobre Educação Financeira e Ambiental foi desenvolvida em turmas de 6º e 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, conhecida popularmente por CIEP. Para a execução das ações educativas, foram realizadas palestras, oficinas e jogos interativos envolvendo as temáticas ambientais e financeiras. A colaboração, a integração e o envolvimento dos estudantes durante os encontros foram essenciais para o bom desempenho deste trabalho. A nova concepção de abranger problemáticas da sua realidade escolar e social permitiu que os discentes sentissem mais segurança e entusiasmo em relatar suas experiências vividas diariamente, com o intuito de melhorar seus conceitos e atitudes perante a comunidade local. O programa de extensão descrito abordou cerca de 45 alunos do Ensino Básico, além de professores da escola.Downloads
Referências
ALMEIDA A. C.; NAVARRO, E. C. Educação Ambiental: Desenvolvendo o senso crítico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar, n. 7 p. 86 – 92, 2012.
BRUNDTLAN, Comissão. “Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento: o nosso futuro comum. Universidade de Oxford. Nova Iorque, 1987.
CERBASI, G. Casais inteligentes enriquecem juntos. São Paulo: Editora Gente, 2004.
COELHO, M. L. Consumo e espaços pedagógicos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
D`AQUINO, C. Educação Financeira. Disponível em: http://educacaofinanceira.com.br/index.php/escolas/conteudo/524. Acesso em: 1 jan. 2015.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. 2ª. ed. São Paulo: Gaia, 1993.
FERNANDEZ, F. A. S. O poema imperfeito: crônicas de Biologia, conservação da natureza, e seus heróis. 2. ed. Curitiba: UFPR, 2004.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. IBGE Cidades. Disponível em: http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/temas.php?lang=&codmun=431370&idtema=16&search=riogrande-do-sul|palmeira-das-missoes|sintese-das-informacoes. Acesso em: 28 de fev. 2014.
JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, p. 189-205, 2003.
JACOB, K. et al. Tools for survival: An analysis of financial literacy programs fo lowerincome families. Chicago: Woodstok Institute, Jan, 2000.
LEITE, P. R. Logística Reversa: Meio Ambiente e Competitividade. São Paulo: Pearson, 2009.
LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental Transformadora. In: LAYRARGUES, P. P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira, Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, p. 156, 2004.
MMA, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumosustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/quem-e-o-consumidor-consciente. Acesso em: 30 dez. 2014.
MONTEIRO; D. E.; ANEAS C. S. C.; MELO E. P.; VALDUGA A. T. Produção, Consumo e Descarte: Reflexão histórica e suas Implicações futuras. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, v.8, n.14, p.192-199, 2012.
MOTTA, W. H. Logística reversa e a reciclagem de embalagens no Brasil. In: VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão, Rio de Janeiro, 2011.
OLIVEIRA, H. T.; CINQUETTI, H. C., FREITAS, D., NALE, N. A. Educação ambiental na formação inicial de professores. In: 23ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, 2000.
PAZDA, A. K.; MORALES, A. G. M.; HINSCHING, M. A. O. Jogo didático no processo da Educação Ambiental: auxílio pedagógico para professores. In: I Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2009.
PINEDA, M. I. M. Administre seu dinheiro de forma consciente. SESI/ DN. 2010
SANTOS, A. A. A.; PRIMI, R.; TAXA, F. O. S.; VENDRAMINI, C. M. M. O Teste de Cloze na avaliação da compreensão em leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 3. p. 549-560, 2002.
SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, F. A. Paradigmas da educação financeira no Brasil. RAP. Rio de Janeiro, v. 41, n. 6, p. 1121-1141, 2007.
SILVA, M. S. F; SILVA, E. G. Um olhar a partir da utilização de dinâmicas comoferramenta para o ensino da geografia escolar. Caminhos da Geografia, v. 13, n. 44, p. 128–139, 2012.
TORESI, S. I. C.; PARDINI, V. L.; FERREIRA, V. F. O que é Sustentabilidade? Química Nova, v. 33, n.1, p.5, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ethical guidelines for journal publication
The REMOA is committed to ensuring ethics in publication and quality of articles.
Conformance to standards of ethical behavior is therefore expected of all parties involved: Authors, Editors, Reviewers, and the Publisher.
In particular,
Authors: Authors should present an objective discussion of the significance of research work as well as sufficient detail and references to permit others to replicate the experiments. Fraudulent or knowingly inaccurate statements constitute unethical behavior and are unacceptable. Review articles should also be objective, comprehensive, and accurate accounts of the state of the art. The authors should ensure that their work is entirely original works, and if the work and/or words of others have been used, this has been appropriately acknowledged. Plagiarism in all its forms constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Submitting the same manuscript to more than one journal concurrently constitutes unethical publishing behavior and is unacceptable. Authors should not submit articles describing essentially the same research to more than one journal. The corresponding author should ensure that there is a full consensus of all co-authors in approving the final version of the paper and its submission for publication.
Editors: Editors should evaluate manuscripts exclusively on the basis of their academic merit. An editor must not use unpublished information in the editor's own research without the express written consent of the author. Editors should take reasonable responsive measures when ethical complaints have been presented concerning a submitted manuscript or published paper.
Reviewers: Any manuscripts received for review must be treated as confidential documents. Privileged information or ideas obtained through peer review must be kept confidential and not used for personal advantage. Reviews should be conducted objectively, and observations should be formulated clearly with supporting arguments, so that authors can use them for improving the paper. Any selected referee who feels unqualified to review the research reported in a manuscript or knows that its prompt review will be impossible should notify the editor and excuse himself from the review process. Reviewers should not consider manuscripts in which they have conflicts of interest resulting from competitive, collaborative, or other relationships or connections with any of the authors, companies, or institutions connected to the papers.